Os 30 anos do Manguebeat, movimento cultural que revolucionou a cena musical do Brasil e do mundo, vai ser celebrado no Cais da Alfândega, no Recife, no dia 11 de outubro, véspera de feriado, a partir das 20h. “Manguezassa”, evento da Devassa com a Prefeitura do Recife, terá entrada gratuita. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa realizada na capital pernambucana nesta segunda-feira (25).
A banda Nação Zumbi estará no centro das festividades, apresentando um show repleto de energia e nostalgia e recebendo convidados como Cordel de Fogo Encantando, Devotos, Eddie, Jessica Caetano, Lia de Itamaracá e Mundo Livre S/A.
Movimento Manguebeat
- O Manguebeat surgiu no Recife na década de 1990. Liderado pelo carismático Chico Science, o movimento fundiu elementos da cultura nordestina, como o coco e o maracatu, com o rock, o hip-hop e a música eletrônica, criando uma sonoridade única e inovadora;
- Além de sua inovação musical, tinha uma forte carga política e ambiental abordando questões sociais e ecológicas da região costeira;
- À época, Chico Science e sua banda, Nação Zumbi, foram figuras centrais desse movimento, que influenciou profundamente a música brasileira e deixou um legado duradouro de criatividade e consciência cultural.