Chegou dezembro, e com ele, o momento de avaliar as promessas feitas nas primeiras horas do ano que passou. Além dos planos com a família, com amigos, existem também as metas no campo profissional, com a busca de um novo emprego ou, até mesmo, mudar de área. E o mês de dezembro acaba sendo a época definida por muitas pessoas para a tomada de decisão.
Raphael Falcão, diretor da Hays, separou algumas dicas importantes sobre carreira:
1- Tem que gostar do que faz _ Na hora de fazer um balanço da carreira, é importante levar em conta se as atividades que realiza, te fazem bem, afinal de contas, estar motivado e feliz ajudam a conseguir bons resultados. Se o trabalho já não rende bem, é importante questionar o motivo para buscar uma solução. "Fazendo algo que satisfaz terá maior chance de sucesso, além de fazer com que se mantenha atualizado sobre determinada área", pontua Falcão.
2- Especialização é importante _ Depois da auto avaliação, o próximo passo é considerar de que forma cursos e especializações podem ser úteis para alcançar o patamar desejado. Com a internet, existem muitas oportunidades online, com alta qualidade e a preços acessíveis. Além disso, participar de grupos relacionados aos temas que deseja atuar, ajuda a construir relacionamentos interessantes.
3- Mudanças de emprego com muita frequência _ Antes de cada mudança, pense nos motivos que o estão empurrando em outra direção, hora de ser bastante sincero com você mesmo. "Se você mudou de empresa em curto período de tempo, porém baseado em fatos/razões concretas, tudo bem. O que pode ser prejudicial são as mudanças recorrentes, sem motivos claros aparentes. Se isso acontecer é preciso ver se o problema são os projetos ou você", comenta Falcão.
4- Conversar com o chefe pode ser uma saída _ "Falar com o gestor pode ser o caminho mais fácil para conseguir fazer o movimento dentro da própria empresa", indica o diretor. Geralmente, nestas semanas, as empresas estão repensando estratégias e definindo metas para o próximo ano, e isso inclui os colaboradores. Portanto, as mudanças trazem novos ares que podem contribuir para o rendimento profissional, bem como para os resultados da instituição dentro do mercado.
5- As redes sociais podem ser aliadas _ Atualmente são uma ótima ferramenta para divulgação de sua imagem, além de construção de um sólido network. O ponto de atenção é alinhar muito bem que tipo de mídia irá utilizar para divulgar que tipo de informação. Dessa forma, além de sermos muito mais efetivos, evitamos alguns mau entendidos.