5 filmes para conhecer o cinema pernambucano (dicas de Camilo Cavalcante) – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

5 filmes para conhecer o cinema pernambucano (dicas de Camilo Cavalcante)

O cinema pernambucano é destaque no cenário nacional. Para ter um roteiro de que películas assistir para conhecer a multipremiada produção cinematográfica local, pedimos ao cineasta Camilo Cavalcante as suas indicações. Camilo, que já foi entrevistado pela Revista Algomais, é diretor do longa A História da Eternidade. Na sua seleção estão trabalhos de Kléber Mendonça Filho, Hilton Lacerda, Cláudio Assis, Gabriel Mascaro e Lírio Ferreira.

Confira abaixo as indicações:

O_Som_ao_Redor

 

Som ao redor (2013)
Com direção de Kléber Mendonça Filho, o longa-metragem traz para as telonas a trama da chegada de uma milícia de rua no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife e a reação dos moradores com a sua atuação na segurança local. Comemorado por alguns, criticada por outros. O filme traz Irandhir Santos, no papel de Clodoaldo, chefe da segurança privada. O trabalho venceu vários prêmios, como o International Film Festival Rotterdam, o Copenhagen International Film Festival e o Festival de Cinema da Polônia.

 

 


Amarelo-Manga2Amarelo Manga (2003)

Estrelado por Matheus Nachtergaele, o filme de Cláudio de Assis conta a história de Lígia, uma mulher sem perspectivas que trabalha num bar do subúrbio da capital pernambucana e mora no quarto anexo ao bar. Além de Lígia, o filme apresenta também a história de traição do açougueiro Wellington, casado com a religiosa Kika, mas que mantém um relacionamento extraconjugal. Matheus faz o papel de Dunga, gay, ele trabalha no Hotel Texas e é apaixonado por Wellington. No trama das paixões, um dos hóspedes do hotel, Isaac, se interessa por Lígia. A película foi também bastante premiada, tendo levado os prêmios C.I.C.A.E. no Fórum do Novo Cinema, no Festival de Berlim; o Fórum de Cinema Novo do Festival de Berlim; e o prêmio Coral à ópera-prima no Festival do Novo Cinema Latino Americano, em Havana.

 

 


boineon2

 

Boi Neon (2015)
O filme de Gabriel Mascaro é o mais novo da lista elaborada por Camilo Cavalcante. Vencedor de diversos prêmios, o longa-metragem apresenta os bastidores das vaquedajas. Numa história que apresenta o trabalho e a vida de Iremar (interpretado por Juliano Cazarré), que prepara os bois para o espetáculo típico do interior nordestino. A casa é o caminhão que leva os animais de evento em evento. Mascaro apresenta um cotidiano intenso de outros personagens que juntamente como Iremar montam a vaquejada, como Zé e a Galega. Sonhos e desejos de Iremar compõe a narrativa do cineasta pernambucano.

 

 



arido-movie-poster01

Árido Movie (2006)
Obra de Lírio Ferreira, Árido Movie narra a história de um repórter que vivia no Estado de São Paulo, mas que volta ao interior pernambucano na ocasião do enterro do seu pai. Além de conhecer diversos novos membros da família, ele se depara com a pressão dos parentes para que ele se vingue da morte do pai. O longa conta com um elenco de peso que inclui Guilherme Weber, Giulia Gam, Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Renata Sorrah, entre outros.

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=geOfXi-yAPM


tatuagem3

 

Tatuagem (2013)
O longa-metragem de Hilton Lacerda traz Irandhir Santos como protagonista com o papel de Clécio. Um artista popular homossexual, da periferia do Grande Recife, que tem um trabalho artístico provocador em plena ditadura militar (1978). O filme, gravado entre Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho, narra o relacionamento de Clécio com o soldado Arlindo Araújo, o Fininha, que é interpretado por Jesuíta Barbosa.

 

 

 

Se você é cinéfilo, mas conhece pouco ainda do cinema pernambucano, está aí um roteiro para conhecer a produção do Estado que é uma das mais ricas e reconhecidas do País. Com frequência os cineastas pernambucanos e suas produções têm garantido lugar nos mais disputados festivais de cinema do mundo.

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@revistaalgomais.com.br)


LEIA TAMBÉM

Entrevista com Camilo Cavalcante
camilo

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon