Neste mês foi lançado o artigo "O processo de modernização no bairro de Santo Antônio na primeira metade do Século xx: o caso da Praça da Independência", na publicação científica Revista Mosaico. De autoria de Gleicielly Barros e Mariana Zerbone Alves de Albuquerque, o texto analisa "os processos de mudança empreendidos na malha urbana do Bairro de Santo Antônio, tomando a longeva Praça da Independência, conhecida por Pracinha do Diário, como referencial principal".
As pesquisadoras analisam as reformas modernizantes, que foram realizadas na primeira metade do século XX e as tensões que sobrevieram do convívio com a modernidade, que pairava na cidade do Recife dos anos 1900-50.
Trazemos hoje as imagens publicadas neste artigo, que pode ser lido na íntegra no link: "O processo de modernização no bairro de Santo Antônio na primeira metade do Século xx: o caso da Praça da Independência"
"De todas as transformações pelas quais o Bairro de Santo Antônio, no centro da cidade do Recife, passou, até os dias de hoje, a Praça da Independência é fiel testemunha. É a primeira praça do Bairro de Santo Antônio, que constitui, juntamente aos do Recife e São José, o núcleo primitivo da cidade, construída em razão de uma cacimba de utilidade pública, ainda na Cidade Maurícia. No decorrer do tempo, a praça, enquanto espaço que é produto da ação humana, sofreu mutações na sua forma física, no seu uso e no seu nome, inclusive de acordo com as conjunturas social e política da cidade", destacaram as autoras no artigo.
Esquina da Praça da Independência com a Avenida 10 de Novembro (atual Avenida Guararapes), 1903
Fonte: Morrison (2006).
.
Postal de 1916 da Praça da Independência, com o edifício do Diário de Pernambuco à direita
Fonte: BRASIL, Villa Digital/Fundação Joaquim Nabuco. Acesso em: 4 jul. 2020.
.
Postal de 1942. Edifício de Diário de Pernambuco após a reforma de 1913, que lhe conferiu mais um pavimento e um relógio-carrilhão
Fonte: Ribeiro (2014).
.
Novos Sobrados na Avenida 10 de Novembro, década de 1910
Fonte: BRASIL, Villa Digital/Fundação Joaquim Nabuco.
.
Arranha-céu da Praça do Diário, 1930
Fonte: RECIFE DE ANTIGAMENTE. Acesso em: 6 mar. 2020
.
Zeppelin sobre o Diario de Pernambuco
Fonte: Lima (2017)
.
Tomada de frente ao Diário de Pernambuco em 1910, aparente no canto direito
A parte esquerda da foto mostra o quarteirão que separava a Praça da Independência da Matriz de Santo Antônio, visível ao fundo.
Fonte: BRASIL, Villa Digital/Fundação Joaquim Nabuco.
.
Obras na Praça da Independência em 1974
Fonte: Goethe (2015).
.
*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@algomais.com)