81% dos bares e restaurantes estimam aumentar faturamento no Dia dos Pais – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

81% dos bares e restaurantes estimam aumentar faturamento no Dia dos Pais

O Dia dos Pais surge como uma fonte de otimismo para o setor de bares e restaurantes. Resultados de uma pesquisa conduzida pela Abrasel em julho, abrangendo 1.862 empresários em todo o país, revelaram que 81% deles antecipam um aumento no faturamento em comparação com a mesma data no ano anterior. Apesar dessa visão animadora, desafios persistem no panorama atual. Durante o mês de junho, 19% dos estabelecimentos registraram prejuízo, embora esse índice tenha declinado em 2% em relação à pesquisa anterior. Contrastando, 45% conquistaram lucros, enquanto 35% mantiveram um equilíbrio financeiro (1% não respondeu/não aplicável em julho). Essa recuperação gradual reflete as adversidades que o setor enfrentou durante a pandemia e suas consequentes implicações econômicas.

EM PERNAMBUCO

Em Pernambuco, os dados da pesquisa apresentam cenários semelhantes. Quase metade das empresas investigadas (47%) enfrenta dívidas em atraso, representando um incremento de 3% em comparação ao último levantamento. Além disso, 70% das companhias possuem empréstimos atualmente, com 71% delas tendo recorrido ao Pronampe, um programa voltado ao auxílio de micro e pequenas empresas. Entretanto, destaca-se que a inadimplência nesse programa atinge 28%, substancialmente superior à média de 4%. Apesar desses desafios, mais de 9 em cada 10 empresas antecipam um aumento no faturamento para o Dia dos Pais, em comparação com o ano passado.

EXPECTATIVA

“O Dia dos Pais representa uma oportunidade promissora para o setor de bares e restaurantes, com expectativas de aumento no faturamento em relação ao ano anterior. Já a nossa realidade econômica sinaliza que para  garantir o crescimento sustentável dos estabelecimentos, é essencial o apoio financeiro através de políticas públicas que incentivem os bancos públicos a promoverem linhas de crédito e suporte direcionados para o setor”, afirma Tony Sousa, Presidente da Abrasel em PE.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon