Para ajudar a promover a campanha “novembro laranja”, que tem o objetivo de conscientizar sobre o zumbido e prevenir a surdez, o Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE), em parceria com o Centro de Apoio a Pessoas com Perda Auditiva e Zumbido (Cappaz), promovem palestra gratuita com o tema “Perda auditiva e zumbido: falando para idosos”.
O evento vai acontecer no próximo dia 13 (sexta-feira), às 15h, no auditório do IDE, localizado no Pina. Quem vai ministrar a palestra é a coordenadora do núcleo de pós-graduação em fonoaudiologia do IDE, Fernanda Lima. O encontro será voltado para pessoas a partir dos 60 anos, já que o envelhecimento natural do ouvido acontece, na maioria dos casos, após a sexta década de vida.
Na ocasião, haverá sorteio de aparelhos auditivos, disponibilizados pelo Cappaz. As vagas são limitadas e as inscrições são através do (81) 3465.0002. No dia, os participantes devem levar pacote de fralda geriátrica, que serão doadas no Lar São Vicente (Salgueiro, PE). Mais informações: www.idecursos.com.br/evento.
NOVEMBRO LARANJA – A Campanha nacional de alerta ao zumbido foi criada em 2009 pela Dra. Tanit Ganz Sanchez para realizar ações voluntárias de divulgação do assunto durante todo o mês de novembro, período que inclui o Dia Nacional de Conscientização do Zumbido (11/11). Recentemente, a campanha recebeu o apelido de “Novembro laranja”. Já no dia 10 de novembro é comemorado, no Brasil, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez, e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva.
Assim, a campanha tem grande importância por causa do número de pessoas acometidas por perda auditiva e zumbido. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Dessas, quase 38% estão acima de 65 anos e 8% são crianças e adolescentes que tem até 15 anos de idade.
No Brasil, a perda auditiva, que pode ser popularmente chamada de surdez, é uma das deficiências mais comuns. Estima-se que o número de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência auditiva chegue a 10 milhões, de acordo com o IBGE, e a cada mil recém-nascidos, três já nascem com perda auditiva. No que se refere ao infortúnio do zumbido, atualmente, cerca de 28 milhões de brasileiros de todas as idades estão com zumbido.
“Dois fatores que causam a perde auditiva: o envelhecimento natural do ouvido e exposição ao ruído em excesso (som alto). Por exemplo, cada vez mais pessoas estão tendo perda auditiva e zumbido em consequência do uso em excesso de fones de ouvido”, explica a fonoaudióloga Fernanda Lima. Outros dados da OMS revelam que o uso dos fones de ouvido por mais de 90 minutos por dia pode aumentar o risco de desenvolver zumbido ou perda auditiva em até cinco anos. Se se o uso for em potência máxima, as chances sobrem para 75%. Ou seja, barulho demais é a principal causa da surdez precoce.
SERVIÇO | PALESTRA SOBRE ZUMBIDO E SURDEZ
Quando: sexta-feira, 13 de novembro de 2017
Horário: das 15h às 18h
Onde: no Instituto de Desenvolvimento Educacional – Rua Manuel de Brito, 311, Pina, Recife
Inscrição: gratuita + doação de 1 pacote de fralda geriátrica, através do (81) 3465.0002
Mais informações: http://www.idecursos.com.br/evento/174/perda-auditiva-e-zumbido-um-bate-papo-com-cha/