A Galeria Janete Costa, equipamento cultural da Prefeitura do Recife localizado dentro do Parque Dona Lindu, vai virar praia. A partir desta quinta-feira (16), o artista plástico paulistano Roberto Vietri vai recriar a realidade, na exposição intitulada Desmanche Construção (dis) Junção: Oxigênio e Outros Trabalhos.
Em sua primeira individual no Nordeste, o fotógrafo e artista plástico Roberto Vietri se vale de muitas linguagens artísticas para conversar com o público, trazendo desde o conjunto de obras chamado (O)utros Trabalho(s), além de vídeos, peças inéditas e instalações, que irão rediagramar o espaço interno da galeria.
Fortemente conceitual, a mostra cria um jogo imagético onde as obras podem ser encaixadas como peças de um grande tabuleiro. Com vários níveis vivenciais, o artista propõe experiências que atingem os mais diversos públicos, em um espaço que convida o interlocutor a ser parte do jogo e não apenas expectador.
Na instalação Oxigênio, por exemplo, uma praia será reproduzida dentro de uma das únicas galerias de arte do país com vista para o mar. Nesse litoral artificial, o público será desafiado a ler um texto, constantemente engolido pela areia inquieta.
Paulistano, Vietri tem dedicado sua produção à leitura das possibilidades da fotografia contemporânea, pensando-a em diálogo com a escultura e técnicas como o desenho, por meio de um jogo de improvisações visuais inspiradas em conceitos da música, principalmente o jazz.
Contemplada pelo Edital de Artes Visuais de Recife em 2015, a exposição tem curadoria de Galciane Neves, expografia de Marcus Vinicius Santos.
Serviço:
Exposição Desmanche Construção (dis) Junção: Oxigênio e Outros Trabalhos, de Roberto Vietri
Visitação: 16 de novembro a 8 de fevereiro de 2018
Local: Galeria Janete Costa (Parque Dona Lindu) – Av. Boa Viagem, s/n, Boa Viagem
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 12h às 20h; Sábado, das 14h às 20h; e domingo, das 15h às 19h
Entrada gratuita
Informações: 3355-9825
(Prefeitura do Recife)