Trompetes, trompa, trombones, tuba e instrumentos de percussão darão o tom do concerto da Temporada no Pátio deste mês. O Grupo Instrumental Brasil se apresentará na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, nesta quinta-feira (13), às 19h30, com a participação da soprano Gleyce Vieira, que estudou no Conservatório Pernambucano de Música. O evento, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música mensalmente, em parceria com a Arquidiocese de Olinda e Recife e o Instituto Dom da Paz, é gratuito.
O repertório da apresentação contará com composições de Vivaldi, J.S. Bach, Heitor Villa-Lobos, entre outros. “Este concerto terá canções como Tocatta Ande Fugue, de Bach; 1st movement, de Antonio Vivaldi; e Bachianas Brasileiras N° 5, de Villa-Lobos, com a participação da soprano Gleyce Vieira. Será uma apresentação bonita e única, do jeito que só o GIB pode fazer. O público presente terá uma noite muito especial e cheia de cultura”, destaca a gerente geral do Conservatório, Roseane Hazin.
O Temporada no Pátio nasceu com a intenção de movimentar a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, localizada em um dos cartões-postais do Recife, o Pátio de São Pedro. Com projeto de Manuel Ferreira Jácome, o templo exibe pinturas de João de Deus Sepúlveda e Manuel de Jesus Pinto, com detalhes do mestre-dourador Inácio Melo Albuquerque. O projeto marca a entrega da edificação religiosa aos recifenses após ter passado um período fechado para reformas.
HISTÓRICO GRUPO INSTRUMENTAL BRASIL
O Grupo Instrumental Brasil (GIB) tem como formação principal os instrumentos de metais e percussão: dois trompetes, uma trompa, um trombone, um trombone baixo, uma tuba e percussão, que se adaptam as formações camerísticas de acordo com o repertório e local da apresentação. O grupo é constituído por professores educadores do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Paraíba (UFPB), do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e profissionais atuantes no cenário nacional e da região.
O GIB foi fundado em 2014 com intuito de trabalhar um repertório musical em diversas formações, abrangendo a música de compositores brasileiros e erudita de concerto. O grupo difunde a música de concerto e promove a contextualização histórico-musical, a capacitação e a formação de plateia. Recentemente, o GIB foi uma das atrações do Festival São João Sinfônico.
GLEYCE VIEIRA
A soprano Gleyce Vieira estudou no Conservatório Pernambucano com a professora Rosemary Carlos e, atualmente, é aluna do professor Luiz Kléber Queiroz, no Bacharelado em Canto pela UFPE. Como membro da Academia de Ópera e Repertório, em 2017, foi solista na Missa do Padre José Maurício. Em 2018, cantou a ópera Cambiale do matrimônio com a Aor, no papel de Fanny, e na Ópera Carmen interpretou Frasquita. Como integrante do grupo Folia Criolla, cantou na Mostra de Música Antiga da UFPE, nos dias 19 e 21 de dezembro de 2018.
REPERTÓRIO GIB
1 – CORAL (Moderato / Religioso) -Isaías Ferreira
2 – Canzona per Sonare No. 4 – Giovanni Gabrieli/Transcrito por Graeme Page
3 – Tocatta Ande Fugue – J. S. Bach/Arr. Dierson Torres
4 – Bachianas Brasileiras N° 5 – Heitor Villa-Lobos/ADPT. Mizael França
*Participação: Soprano Gleyce Vieira
5 – The Four Seasons, Spring (La Primavera), 1st movement – Antonio Vivaldi
6 – Amazing Grace – Arranjado por: Luther Henderson
FICHA TÉCNICA
Rinaldo De Melo Fonseca: trompista Augusto Macedo Franca: trompetista
Josias Adolfo Netto: trompetista
Mizael França: trombonista
Zilmar Medeiros: trombonista baixo
Iris Vieira: tubista
Antonio Barreto: percussionista
SERVIÇO
Temporada no Pátio com Grupo Instrumental Brasil – Quinta-feira, 13 de junho, às 19h30, na Concatedral de São Pedro dos Clérigos (Pátio de São Pedro, Centro). Evento aberto ao público.