A 4ª quarta edição da Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste), maior evento literário do interior de Pernambuco, acontecerá entre os dias 4 e 8 de setembro, no Espaço Cultural Tancredo Neves, e prestará homenagem a dois pernambucanos de significativa importância: o advogado e político Fernando Lyra (in memoriam), um dos principais articuladores do processo de redemocratização do Brasil; e Sebastião Alves Cordeiro, o Mestre Sebá, grande nome da cultura popular de Caruaru, sobretudo no teatro de mamulengos. A programação foi anunciada ontem (21), em coletiva de imprensa em Caruaru que contou com a presença da prefeita Raquel Lyra e de Ricardo Leitão, presidente da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), empresa pública realizadora do evento, com apoio da Prefeitura de Caruaru e Andelivros.
Com o tema Palavra: do impresso ao digital, a feira literária contará com a participação de 50 editoras e distribuidoras de livros, num espaço de cinco mil metros quadrados. A programação, totalmente gratuita, incluirá palestras com autores de renome nacional, rodas de leituras, oficinas, workshops, capacitação para professores, lançamentos, além de atrações culturais.
Já no ranking das dez maiores feiras literárias do Brasil, a Fenagreste mobilizou em sua última edição (2018) um público visitante de 60 mil pessoas, movimentando mais de R$ 2 milhões e gerando mais de 400 empregos diretos em Caruaru.
Durante a coletiva, Ricardo Leitão destacou o envolvimento da população de Caruaru com a Fenagreste, estimando uma expectativa de público de 20 mil pessoas por dia. “Estamos trazendo como tema principal da feira a evolução da palavra, do impresso ao digital. A programação proposta dialoga com essa temática trazendo questões como o letramento literário em ambiente digital e como vem se dando a alfabetização com o apoio dos meios digitais, entre outros aspectos”, ressalta.
O presidente também destacou a grande oportunidade, assegurada pela feira, de proporcionar aos leitores descontos vantajosos nos estandes das editoras. Professores e técnicos em educação receberão bônus para a compra de livros.
Já a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assim como Leitão, enfatizou a questão do letramento digital, que assegura capacitação gratuita aos professores de Caruaru e dos municípios vizinhos. “Estamos investindo R$ 850 mil em bônus para que os professores da rede pública tenham condições de adquirir livros”, diz a prefeita, ao destacar a oportunidade de escritores caruaruenses lançarem seus títulos.
Esteve presente à coletiva o Mestre Sebá e o ex-governador João Lyra, irmão do homenageado in memorian: “A Fenagreste não é uma exposição de livros, mas uma semana de discussões do que há de melhor na cultura pernambucana e brasileira. Sinto-me muito feliz em participar de um evento desse porte, que presta homenagem ao meu irmão, um homem de reconhecido valor”.
DESTAQUES
Entre os destaques da programação está o debate sobre Liberdade de imprensa, do dia 5, com as participações do presidente da Cepe Editora, Ricardo Leitão; da jornalista Eliane Catanhêde, comentarista política do jornal O Estado de S. Paulo e da GloboNews; de Paulo Cunha, cineasta e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e de José Nivaldo Júnior, publicitário, escritor e mestre em História pela UFPE.
Na sexta-feira, dia 6, o debate será sobre A igreja progressista brasileira nos tempos de repressão, com participação do historiador Antônio Montenegro, autor do livro Travessias – Padres europeus no Brasil (1959-1990), editado pela Cepe e do escritor e professor da UFPE, Antônio Jorge de Siqueira.
No mesmo dia será realizada a esperada palestra intitulada: Letramento literário em ambientes digitais, com Graça Lins, do Porto Digital.
A Fenagreste também contará com a poética do Slam das Minas, com Bel Puã e Luna Vitrolira, lançamentos e palestras de escritores como Sidney Rocha, Ronaldo Correia de Brito, Fred Caju e Paulo Cunha; além de shows de nomes como Maestro Spok, que inclusive estará lançando seu primeiro livro de poesias Semestes; Maciel Melo e Josildo Sá.
Serviço:
4ª Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste)
Quando: de 4 a 8 de setembro
Local: Espaço Cultural Tancredo Neves
Endereço: Rua Agnelo Dias Vidal – Nossa Sra. das Dores, Caruaru-PE
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
DIA 4, QUARTA-FEIRA
Palco principal
9h às 10h30 – Apresentações escolares
13h às 14h30 – Apresentações escolares
19h – Solenidade de abertura
Auditório
9h30h às 10h30 – Oficina “Ensino de língua portuguesa”
10h30 às 11h30– Oficina “Ensino de matemática”
15h às 16h30 – Palestra “Aprendizagem e tecnologia” (Ana Cristina Cavalcanti – UFPE / psicopedagogia)
17h às 18h – Palestra “Metodologia ativa”
Café literário
16h às 17h – Mesa “Reinventar-se aos 50” (com a psicanalista Silvia Gusmão)
Multiuso
10h às 11h – Palestra “Livro: do papiro ao digital” (Tarcísio Pereira)
14h às 15h – Palestra “Livro: do papiro ao digital” (Tarcísio Pereira)
Lançamentos
17h às 17h30 – Maturidade: um tempo novo (Sílvia Gusmão), no estande da Cepe Editora
DIA 5, QUINTA-FEIRA
Palco principal
9h às 10h30 – Apresentações escolares
13h às 14h30 – Apresentações escolares
19h às 19h30 – Palestra Eliane Catanhêde
19h30 às 20h – Debate “Liberdade de imprensa” (Eliane Catanhêde, Paulo Cunha, José Nivaldo e Ricardo Leitão)
Auditório
9h às 10h30 – Palestra “Linguística e tecnologia” (Roseane – UFCG)
10h30 às 13h – Palestra “Arte digital e autismo” (Diogo Calife)
13h30 às 15h – Oficina “Interpretação e produção de textos” (Cintia Torres, UFPE)
15h às 17h – Workshop “Escrita criativa” (Sidney Rocha)
Multiuso
10h às 12h – Oficina “Produção audiovisual mobile” (Gustavo Almeida, TVPE)
14h às 16h – Oficina “Produção audiovisual mobile” (Gustavo Almeida, TVPE)
Lançamentos
17h às 18h – A estética da indiferença, Sidney Rocha
18h às 19h – Viver de ver o verde mar (Paulo Cunha e Ana Farache), no Estande da Cepe Editora
DIA 6, SEXTA-FEIRA
Palco principal
9h às 10h30 – Apresentações escolares
13h às 14h30 – Apresentações escolares
20h às 21h – Show de Maciel Melo
Auditório
9h às 10h30 – Palestra “Letramento literário em ambientes digitais” (Graça Lins – Porto Digital)
14h às 15h – Palestra “Saúde mental e acolhimento” (Tiago Rosas, psicólogo clínico e escolar, especialista em capacitação de professores)
15h30 às 17h – Palestra “Gamificação em sala de aula: práticas inovadoras para a alfabetização e letramento” (Jadson Amorim)
18h – Debate “A igreja progressista brasileira nos tempos de repressão” (com o historiador Antônio Montenegro e o professor Antônio Jorge de Siqueira)
Café literário
10h30 às 12h – Conexões
10h30 às 12h – Armazém da criatividade
15h30 às 16h30 – Debate “Analógico digitalizado: livro, mercados e alternativas” (Wellington de Melo – Cepe Editora, Fred Caju e Thiago Corrêa – Vacatussa)
18h30 às 19h30 – Palestra “Criação analógica, divulgação digital” (Ronaldo Correia de Brito)
19h30 – “A palavra cantada de Brecht”, uma partitura teatral com João Augusto Lira
Lançamentos
16h30 às 17h – Nada consta (Fred Caju), estande Cepe Editora
19h às 19h30 – Travessias (Antônio Montenegro) e O santo revelado – Fotobiografia Dom Helder Camara (Augusto Lins Soares), estande da Cepe Editora
DIA 7, SÁBADO
Palco principal
14h às 15h – Show “Dianimal” (Alexandre Revoredo)
15h30 às 17h – Bate-papo Sofia Santino
18h às 19h30 – Poética do Slam das Minas, com Bel Puã e Luna Vitrolira
20h às 21h – Show do Maestro Spok, com seus dançarinos
Café literário
16h às 17h – Mesa “Reinventar-se aos 50” (Silvia Gusmão)
Lançamentos
15h às 15h30 – Lançamento do e-book interativo Dianimal (Alexandre Revoredo), no estande da Cepe Editora
17h às 17h30 – Maturidade: um tempo novo (Silvia Gusmão), no estande da Cepe Editora
18h30 às 19h30 – Lançamento do livro de poesias do Maestro Spok
DIA 8 – DOMINGO
Palco principal
11h às 12h – Tio Bruninho
14h às 15h – Raun Moreira (ilusionista)
18h – Show de Josildo Sá