Até este sábado a 3ª edição do REC’n’Play movimenta o Recife Antigo com muita atividades abordando temas como tecnologia, cidades inteligentes e economia criativa em mais de 300 atividades, como palestras, workshops e oficinas, representando 600 horas de programação indoor, além das conversas e debates com personalidades. Quem participou ativamente da programação hoje pela manhã foi o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa. Primeiro esteve no Inovation Center da Accenture para falar sobre o papel da política pública no fomento da inovação e depois foi mediador da palestra do ex- presidente do Banco Central, Gustavo Franco.
Na primeira atividade, o secretário Aluísio Lessa comentou sobre a atuação do Marco Legal Estadual de CT&I, que está prestes a ser decretado e promete desburocratizar as iniciativas. “O Marco Legal Estadual de CT&I vai impulsionar o crescimento do Ecossistema de Inovação de Pernambuco. Com ele, poder público, setor privado e universidades vão estar integrados. Aplicando a legislação adequada, não haverá amarras para a expansão da inovação”, declarou.
Luís Fernando Silva, diretor executivo de tecnologia da Accenture Recife, destacou a importância da integração entre público e privado. “Estabelecendo a parceria entre público e privado, Recife e Pernambuco serão os grandes beneficiados com o avanço das atividades de tecnologia e inovação”, afirmou.
Já no segundo momento, o secretário Aluisio Lessa foi moderador da palestra “A inovação financeira e o sistema financeiro do futuro” com ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco que deu a sua opinião sobre a sensação do momento do sistema financeiro, as criptomoedas, e ressaltou que o futuro do dinheiro vai muito além delas. “As criptomoedas fazem parte de um movimento modernista do sistema financeiro. Elas pertencem a um universo de inúmeras variações. Não tem como afirmar que elas dominarão o sistema financeiro de maneira solitária. O sistema financeiro sempre foi regado por novidades”, comentou.
Economista de formação, Aluísio Lessa comentou a importância de mediar este evento. “A tecnologia e a inovação estão presentes em várias áreas da nossa vida e com o sistema financeiro não é diferente. E ver Gustavo Franco transmitir um pouco do seu conhecimento é algo valioso”, concluiu.