Como parte das medidas de apoio do Governo Japonês ao enfrentamento à pandemia do Covid-19 no Brasil, o Governo do Japão decidiu fornecer equipamentos médicos e realizar apoio técnico ao Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O apoio foi prestado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) com base nas solicitações apresentadas pelo Governo Brasileiro ao Japão e fundado nas relações de cooperação e amizade entre os dois países, visando à contribuição japonesa ao fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.
No dia 5 de maio, no auditório do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz) – UFPE foi realizada a cerimônia de entrega do Termo de doação na UFPE, com a presença do Reitor e Vice-reitor da UFPE, o Cônsul-geral do Japão em Recife, Hiroaki Sano, e o representante-chefe da JICA Brasil, Masayuki Eguchi.
O LIKA foi inaugurado em 23 de abril de 1986 e recebeu este nome em homenagem ao cientista da Universidade de Keio no Japão, professor Keizo Asami, falecido meses antes da inauguração. O professor Keizo Asami foi um dos principais envolvidos no projeto de cooperação técnica que apoiou o estabelecimento do LIKA e as atividades de pesquisa sobre doenças parasitárias tropicais. Há uma longa relação de cooperação entre a JICA e o LIKA, incluindo o “Curso Internacional sobre Doenças Tropicais” no âmbito do Programa de Treinamento para Terceiros Países, recebendo participantes de países latino-americanos e países africanos de língua portuguesa. Assim, o LIKA contribuiu para a difusão dos resultados da cooperação japonesa não apenas no Brasil, mas também para o mundo. No dia 25 de abril deste ano, o LIKA transformou-se em Instituto Keizo Asami