Com oito produções, entre documentários e ficções, a plataforma do cinema brasileiro do Itaú Cultural passa a contar com obras premiadas nas edições de 2018 a 2021 no festival de cinema pernambucano. Protagonismo feminino, dificuldades de viver na seca do sertão e o sentimento de orgulho pela cultura popular local são alguns dos temas dessa seleção que marca o movimento audiovisual de Pernambuco.
A Itaú Cultural Play acrescentou em seu catálogo uma seleção especial com produções apresentadas nas últimas três edições do Cine PE Festival do Audiovisual, um dos mais tradicionais festivais de cinema do país. Com curadoria do próprio festival, foram selecionados sete documentários e uma ficção, que têm como tema principal a atualidade e diversidade cultural do estado de Pernambuco. Entre os destaques, dois filmes de 2018 dirigidos por mulheres: o curta-metragem Cor de Pele, de Livia Perini Borjaille, premiado na edição daquele ano do festival, e Entremarés, de Anna Andrade, produção que reforça o protagonismo feminino na manutenção da Ilha de Deus, um dos maiores manguezais do mundo.
O acesso à plataforma de streaming Itaú Cultural Play é gratuito e acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site www.itauculturalplay.com.br.
Com 20 prêmios em festivais nacionais e interacionais, entre eles o de melhor documentário no Festival Internacional de Curtas de Boston (EUA), Festival de Cinema de São Paulo e o Cine PE, em Cor de Pele se destaca pela leveza com que Livia retrata os dilemas de seu personagem e seu desejo de superar o preconceito. A história acompanha a narrativa de Kauan, um jovem de 11 anos que tem dois irmãos albinos, assim como ele, e outros três negros, como seus pais. Com bom humor e desenvoltura, o simpático garoto conta o seu cotidiano e de sua família na cidade de Olinda, um reduto da cultura negra em Pernambuco.
Documentário que volta a integrar à programação da Itaú Cultural Play, Entremarés mostra um olhar sensível de Anna sobre a rotina e experiências de um grupo de mulheres que depende da pesca para sobreviver na Ilha de Deus, região periférica de Recife. Premiado internacionalmente no Bucharest ShortCut Cinefest – Bucharest, da Romênia, e no Festival de Cinema Ciudad de México, o filme descreve a relação dessas mulheres com os ciclos da natureza local, a força das águas e marés, e sua luta cotidiana pela preservação da ilha.
No documentário Nós, que ficamos, de 2020, o cineasta Eduardo Monteiro destaca as belezas do sertão pernambucano ao mostrar a história de quatro famílias que resistem à seca, o desmatamento e à especulação imobiliária. Baseados em tradições ancestrais e na esperança por dias melhores, os moradores locais se mobilizam para não saírem de suas terras, que foram dominadas pelas minas de pedras de gesso e com a implantação de um parque eólico na região em que vivem.
Em Pega-se facção, também de 2020, a diretora Thaís Braga mostra como a costura domiciliar se tornou uma alternativa de sobrevivência nos períodos de seca na zona rural entre Caruaru e Toritama, no Agreste pernambucano. O som incessante das máquinas de costura faz as vezes de trilha sonora e aproxima o espectador da dura realidade das costureiras. O protagonismo feminino desse sensível documentário, narrado em primeira pessoa, é visto na tela e também nos bastidores, já que toda a equipe de filmagem é formada por mulheres.
Com direção de Tauana Uchôa, Cozinheiras de Terreiro (2020) expande a compreensão sobre a cultura das religiões afro-brasileiras sob a ótica das mulheres, com destaque para depoimentos das labassês, conhecidas como mães de cozinha. Essas mulheres são responsáveis pelo preparo dos alimentos sagrados destas religiões e ainda cumprem uma tripla jornada de atividades, que incluem o trabalho dentro e fora de suas casas e nos terreiros.
No curta-metragem Dona Dóra. A mística do boi, realizado em 2020 por Adalberto Oliveira, uma série de entrevistas e cenas captadas durante o carnaval de Camaragibe registram a beleza do Boi Rubro Negro. Trata-se de uma brincadeira de rua, criada na década de 1960 e que segue animando o espaço público da cidade pernambucana entre saberes tradicionais e a fé da comunidade. O filme reforça, também, o amor do povo por Dona Dóra, fundadora do bloco, e o envolvimento de todos na produção da festa, a exemplo do trabalho voluntário das costureiras que tecem as roupas dos brincantes.
Em Eu.Tempo (2019), a diretora Thaíse Moura interage com o seu próprio filme fazendo intervenções como narradora, personagem e entrevistadora, a partir de suas próprias memórias afetivas na casa da avó. O documentário se estende à casa dos entrevistados participantes, criando um ambiente de intimidade com o espectador. Com reflexões sobre a passagem do tempo e suas diferentes formas de senti-la, o enredo da história dialoga com as ideias de um historiador que investiga a percepção desse tempo na sociedade desde a Revolução Industrial.
A trilha sonora e a noite underground do Recife nos últimos anos ganham destaque em Playlist (2020),comédia dirigida por Pedro Melo. Na história, um rapaz conta com ajuda dos companheiros de apartamento para reconquistar sua ex-namorada. Com uma seleção de músicas que trazem nomes como Reginaldo Rossi, Bob Marley, Duda Beat, Potyguara Bardo, entre outros, eles criam uma playlist especial em homenagem a ela. Porém, nem tudo sai como planejado.
SERVIÇO:
Itaú Cultural Play
Mostra Cine PE
A partir de 15 de julho de 2022
Em www.itauculturalplay.com.br
Nós, que ficamos (2020)
De Eduardo Monteiro
Duração: 71 min
Classificação indicativa: 10 anos (medo)
Cozinheiras de Terreiro (2020)
De Tauana Uchôa
Duração: 16 min
Classificação indicativa: Livre
Entremarés – reestreia (2018)
De Anna Andrade
Duração: 20 min
Classificação indicativa: 12 anos (Drogas lícitas)
Pega-se Facção (2020)
De Thaís Braga
Duração: 12 min
Classificação indicativa: 10 anos (Drogas lícitas, violência e linguagem imprópria)
Eu.Tempo (2019)
De Thaíse Moura
Duração: 18 min
Classificação indicativa: 10 anos (Drogas lícitas, violência e linguagem imprópria)
Cor de Pele (2018)
De Livia Perini Borjaille
Duração: 14 min
Classificação indicativa 10 anos (Linguagem imprópria)
Dona Dóra. A Mística do Boi (2021)
De Adalberto Oliveira
Duração: 12 min
Classificação indicativa: Livre
Playlist (2020)
De Pedro Melo
Duração: 17 min
Classificação indicativa: 12 anos (Drogas lícitas, linguagem imprópria e medo)