O Festival Recife do Teatro Nacional continua com uma programação diversificada para o público recifense nestas quinta (24) e sexta-feira (25). São espetáculos locais e nacionais que ocuparão os palcos dos teatros Apolo, Hermilo Borba Filho, Barreto Junior e Luiz Mendonça, com ingressos ao preço de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O 18º FRTN é uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.
Na quinta (24), às 19h, o público confere a produção pernambucana Saudosiar, A noite insone de um palhaço, no Teatro Apolo. A montagem é um espetáculo musical e poético com o multiartista Walmir Chagas vivendo um velho palhaço insone que, em seu quarto de dormir, medita e delira sobre sua vida e solidão, lembrando durante toda uma longa madrugada fatos tristes e felizes, amores, sonhos, venturas e desventuras artísticas empreendidas em sua carreira mambembe.
Quem perdeu a primeira apresentação do espetáculo O Pão e a Pedra, da Cia Latão (SP), pode conferir a montagem também na quinta, às 19h, no Teatro Hermilo Borba Filho. Ainda neste dia, o Grupo Galpão reapresenta o espetáculo Nós, no Teatro Luiz Mendonça, Parque Dona Lindu, às 20h30.
A sexta-feira (25) traz nova oportunidade de assistir O Pão e a Pedra, da Cia Latão (SP), no Teatro Hermilo Borba Filho, às 19h. Na zona sul do Recife, o Teatro Barreto Junior recebe o espetáculo Dois idiotas sentados cada qual em seu barril, da Borbolina Produções (SP), às 20h. Trata-se de uma comédia onde dois personagens, os palhaços Teimosinho e Mandão são combatentes de guerra, servindo em exércitos distintos, e carregam cada qual um barril cheio de pólvora. Egoístas e autoritários, não conseguem dialogar pacificamente. Mas, ao acenderem uma vela, o que pensavam ser um trunfo pode se voltar contra eles mesmos. A obra é de Ruth Rocha, com dramaturgia de Mario Uzan e direção e concepção de Stella Tobr.