Jonathas de Andrade lança catálogo e faz roda de diálogo no MAMAM – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Jonathas de Andrade lança catálogo e faz roda de diálogo no MAMAM

Revista algomais

113

O MAMAM irá realizar atividades gratuitas no dia 8 de junho, quinta-feira, às 19h. Além disso, a exposição estará em exibição até o dia 18 de junho (Foto: Emanuel da Costa).

No dia 8 de junho, às 19h, Jonathas de Andrade lançará o catálogo da exposição “Na Cidade da Ressaca” no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). O livro, com projeto gráfico de Priscila Gonzaga, apresenta as obras da mostra retrospectiva que celebra os 15 anos de produção do artista visual. Durante o lançamento, haverá uma mesa redonda com a participação do artista, do curador Moacir dos Anjos e de convidados, como Alexandro de Jesus, Cibele Barbosa e Gleyce Kelly Heitor.

A exposição “Na Cidade da Ressaca” tem sido um sucesso de público, recebendo mais de quatro mil visitantes desde a sua abertura. A mostra ocupa os três andares do MAMAM e explora temas importantes na obra de Jonathas de Andrade, como a relação com Pernambuco, o poder transformador da educação, a pulsão erótica e a insurreição contra o status quo.

A exposição apresenta uma variedade de projetos, incluindo trabalhos em vídeo, fotografia e instalação. Destacam-se obras como “O Levante” (2012-2014), que registra uma corrida de cavalos organizada pelo artista no centro do Recife, e “Recenseamento moral da cidade do Recife” (2008), que faz parte da fase inicial do artista. Outras obras abordam questões de pertencimento e identidade nordestina, como “Museu do Homem do Nordeste” (2013) e “Nostalgia, sentimento de classe” (2012).

Além disso, a exposição inclui projetos colaborativos, como “Teatro das Heroínas de Tejucupapo” e “A Batalha de Todo Dia de Tejucupapo” (2022), desenvolvidos em parceria com as integrantes do grupo teatral de Goiana, Pernambuco. A mostra também explora o desejo e o erotismo, especialmente o homoerotismo, por meio de esculturas de barro queimado vestidas com sungas na série “Achados e Perdidos” (2020). Com suas obras, Jonathas de Andrade provoca o espectador a refletir sobre as dinâmicas das relações, a intimidade e as questões sociais, lançando indagações e desafiando o olhar do público.

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon