Uma pesquisa inédita sobre os hábitos de consumo de conteúdo no Nordeste foi apresentada por Giovana Alcântara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media, durante o encerramento do NM2B 2023, realizado no último dia 24. A palestra trouxe à luz os modos de consumo de mídia na região, refletindo sobre a riqueza de jornadas de conteúdo em um país tão diverso como o Brasil.
A pesquisa revelou que, no primeiro semestre de 2023, os nordestinos assistiram, em média, 4 horas e 49 minutos de conteúdo televisivo por dia, posicionando a região como a quarta com maior tempo de consumo diário no país. A liderança pertence ao Sudeste (5h29min), seguido pelo Norte (5h08min) e Sul (5h). O tempo médio de consumo de TV no Brasil é de 5h e 14 minutos.
Nas capitais nordestinas, os números variaram: Salvador (BA) com 5 horas e 18 minutos, Fortaleza (CE) com 4 horas e 40 minutos, e Recife (PE) com 4 horas e 30 minutos. No quesito alcance mensal, Recife lidera com impressionantes 95%. A pesquisa também apontou que 45% do público nordestino alterou a forma de assistir televisão devido à transmissão de TV online.
Em relação ao rádio, a mídia atinge 80% da população do Nordeste, com uma média de mais de 3 horas diárias de audição. Além disso, mais de 30% dos consumidores afirmaram que o rádio online está mudando a maneira como consomem conteúdo.
No âmbito dos jornais, a pesquisa destacou que, nas versões online, os leitores nordestinos consomem conteúdo por cerca de 53 minutos em média, enquanto a versão impressa mantém um tempo médio de 44 minutos. Para as revistas, os números são de 52 minutos nas versões online e 44 minutos nas impressas.
Além disso, aproximadamente 79% do público afirmou que verifica sempre as fontes das informações recebidas através de plataformas como WhatsApp, Messenger e Redes Sociais.
O painel de apresentação da Kantar IBOPE Media contou também com a participação de Eliziane Colares, presidente da Advance Comunicação, e Flávia Drummond, Diretora de Marketing, Growth e CX da Pague Menos, enfatizando a importância de compreender não apenas o perfil de cada região, mas também de cada estado ao entregar conteúdo aos consumidores. A pesquisa reforçou a necessidade de gerar insights a partir de uma variedade de dados para compreender a jornada do consumidor de maneira mais precisa.