“Uma jornada teatral épica nas veredas do sertão: Gilson de Barros revive a obra-prima de Guimarães Rosa na Livraria do Jardim.”
O aclamado projeto “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa, será apresentado na Livraria do Jardim nos dias 24, 27 e 28 de julho. Indicada ao Prêmio Shell Rio 2023 nas categorias de Melhor Dramaturgia e Melhor Ator, a trilogia oferece uma experiência teatral única, trazendo ao palco a riqueza literária e a profundidade psicológica que tornaram a obra de Guimarães Rosa uma das mais importantes da literatura brasileira.
A “Trilogia Grande Sertão: Veredas” começou em 2020 com a estreia de “Riobaldo”, mas sua carreira foi interrompida pela pandemia, que levou a uma inovadora conexão com o público através de apresentações virtuais. Desde então, a trilogia tem realizado temporadas em diversas cidades do Brasil, recebendo elogios tanto do público quanto da crítica especializada. Em abril de 2023, a segunda parte, “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, estreou no Rio de Janeiro, sendo aclamada por sua recepção positiva. Em 2024, o projeto ampliou suas fronteiras com apresentações de ambas as peças em Portugal – Lisboa e Porto – e na Colômbia – Bogotá. A terceira peça da trilogia, “O Julgamento de Zé Bebelo”, está prevista para estrear em 2025.
As três ações na Livraria do Jardim são:
- Dia 24 de julho – quarta-feira – 19h: Leitura dramatizada de “O Julgamento de Zé Bebelo”, texto da terceira peça da trilogia, com estreia prevista para 2025. Entrada franca.
- Dia 27 de julho – sábado – 19h: Apresentação da peça “Riobaldo”, focando nos amores presentes na obra. Ingressos disponíveis na Sympla (ver serviço).
- Dia 28 de julho – domingo – 18h: Apresentação da peça “O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho”, explorando a dialética entre bem e mal, Deus e diabo. Ingressos disponíveis na Sympla (ver serviço).
Serviço:
- Local: Livraria do Jardim
- Datas:
- 24 de julho (quarta-feira) às 19h
- 27 de julho (sábado) às 19h
- 28 de julho (domingo) às 18h
- Ingressos: Disponíveis na Sympla
- Entrada franca: Dia 24 de julho