Há um ano a marca Fratelli Vita voltou a produzir seus refrigerantes em Pernambuco. Sendo comercializada em 50 pontos de venda, a bebida está registrando um crescimento de 10% ao mês, segundo o sócio Gustavo Alecrim. A tradicional produtora de bebidas liderou o mercado por anos, vencendo inclusive a Coca Cola no passado.
O empresário, que faz a gestão da empresa ao lado do concunhado João Vita, filho do fundador, anuncia novidades para o ano de 2023. “Hoje temos refrigerante de guaraná. Estamos aguardando licenciamento do Ministério da Agricultura para lançar os refrigerantes de maçã vermelha, uva e de açaí com guaraná”, anuncia Alecrim.
A empresa está produzindo hoje em torno de 8 mil unidades por mês. A Fratelli Vita pode ser comprada em garrafas pet 275 ml e de 1 litro em lojas do Grupo Frutaria, Grupo Além do Campo, Norte Bolos, Grupo Casa dos Frios, Portus Delicatessen, em todas as Parla Deli e padarias Globo, entre outros. O produto pode ser encontrado em cerca de 50 pontos de venda.
O sócio explica que o tamanho da produção de hoje é muito menor que no seu auge, mas que a marca tem se posicionado como um refrigerante feito como antigamente.
Na foto acima, os sócios Gustavo Alecrim e João Vita
"Meu sócio é o Jorge Vita, que é descendente direto, filho de Jayme Vita, que era o diretor industrial da fábrica. Ele tinha todas as fórmulas junto com a família. Uma parte da se juntou e decidiu montar a fábrica, há 5 anos, e começamos o trabalho de reformulação do produto. Alguns insumos não eram mais fabricados, alguns fornecedores fecharam. O refrigerante antigamente era composto de produtos mais orgânicos, hoje são mais sintéticos. Contratamos alguns laboratórios para fazer testes, começamos a anunciar a volta ao mercado e notamos a reação positiva do público. A expectativa sobretudo do consumidor com mais de 50 anos era muito positiva. Isso nos encorajou para trazer de volta a marca. Hoje as nossas instalações estão perto da Avenida Norte, uma produção bem artesanal se comparado com a fábrica de até 1972. Retornamos com a produção de menor escala, artesanal, para fazer uma experimentação de mercado. A gente costuma se classificar como um refrigerante feito como antigamente, de base 100% natural, extrato de fruta, não tem aditivos químicos para sabor, com teor de sódio baixíssimo".
Atualmente, a equipe que fez a marca reviver é de 10 pessoas, entre diretos e indiretos. O produto também já é encontrado na Bahia e também em Alagoas.