Artistas de Noronha participam da 18ª Fenearte

Artistas do arquipélago de Fernando de Noronha estarão presentes na 18ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), considerada a maior da América Latina. O evento vai ser realizado de 6 a 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. Seis artesãos noronhenses ficarão responsáveis pelo estande que vai expor cerca de 400 peças, de mais de 20 artistas da ilha, com trabalhos variando entre R$ 5 e R$ 400.

A Superintendência de Cultura da ilha fez a curadoria dos produtos em conjunto com a Associação dos Artistas Plásticos de Fernando de Noronha. Entre os trabalhos expostos estão bolsas, bijuterias, abajures, esculturas, imagens de santos, quadros, peças utilitárias, entre outras. Grande parte do artesanato é feito de material reciclado.

“Como o tema desse ano é a arte religiosa, vários artesãos tiveram sua inspiração em produzir peças com essa temática, o que também se reproduz na ambientação do estande e no fardamento da equipe”, diz Daniela Alecrim, superintendente de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos do arquipélago.

Fernando de Noronha participou de todas as edições da feira, sempre apresentando a rica cultura da ilha. Para a artista plástica e artesã Ariandna Campos participar da Fenearte é motivo de alegria. “A nossa expectativa é positiva em relação a feira, por ser um local onde se pode mostrar para muita gente a cultura noronhense, de pessoas que se dedicam as artes com muito amor”, destaca.

Morena, como a artista é conhecida, mora em Noronha há 30 anos e vive dos trabalhos que produz há 46 anos. “Vamos expor trabalhos diversificados, com a especialidade de cada artesão. Essa diversidade sempre chama bastante atenção, sobretudo, para aqueles que nunca foram ao arquipélago”, diz Morena.

A Fenearte deste ano tem mais de 5 mil expositores, com trabalhos de todos os estados do país e de 33 países. Compõem a comitiva de Fernando de Noronha os seguintes artesãos: Mary Macedo, Mônica Ferreira, Ida Korossy, Emanuel Almeida, Ariadna Sampaio e Hosana Pereira.

(Governo do Estado de Pernambuco)

 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon