No Brasil, o início do verão na próxima quinta-feira (21) corresponde também ao início da alta temporada e os números revelam um crescimento de 0,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que até fevereiro de 2018, os brasileiros deverão realizar 74,13 milhões de viagens. O período é marcado por importantes datas - Natal, Réveillon e Carnaval.
Recife aparece na décima posição entre os destinos mais procurados. Já São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro aparecem como os principais destinos de verão dos brasileiros em uma lista com os 10 mais procurados, concentrando 10% do total de viagens. A previsão é de que a movimentação injete R$ 100,8 bilhões na economia durante esse período com a movimentação de vários setores do turismo brasileiro.
“Os números confirmam a força do turismo e apontam para um cenário de recuperação da economia brasileira. As perspectivas para o próximo ano também são animadoras”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
O ministro lembrou dos números divulgados no início do mês pelo IBGE, que revelaram um crescimento de 0,6% no setor de serviços. Outro fator fundamental para o aumento no número de viagens, segundo o ministro, foi a redução dos preços das passagens aéreas. De acordo com Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, as passagens estão 10% mais baratas.
» Os 10 principais destinos para o Verão:
DESTINOS
NÚMERO DE VIAGENS
São Paulo
3,28 milhões
Florianópolis
2,09 milhões
Rio de Janeiro
2,03 milhões
Praia Grande
1,86 milhão
Salvador
1,69 milhão
Fortaleza
1,22 milhão
Curitiba
1,18 milhão
Cabo Frio
1,18 milhão
Balneário Camboriú
1,08 milhão
Recife
1,08 milhão