Carla Montanha Estreia Na Literatura Com O Livro “De Peito Aberto” E Recital No Sesc Arcoverde - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Carla Montanha estreia na literatura com o livro “De Peito Aberto” e recital no Sesc Arcoverde

Revista Algomais

Obra mergulha nas raízes da poesia popular nordestina e marca uma nova fase na trajetória da jovem escritora e cordelista de Garanhuns

A escritora, cordelista e produtora cultural Carla Montanha lança seu primeiro livro, De Peito Aberto, hoje 12 de maio, às 19h, na biblioteca do SESC Arcoverde, com entrada gratuita. O evento integra a programação da Mostra Aldeia - SESC Arcoverde e contará com recital, performance artística e bate-papo mediado por Alba Chalegre. A obra, viabilizada por meio de incentivos da PNAB PE e impressa com apoio da LPG Garanhuns, apresenta uma escrita visceral, que evoca temas como identidade, regionalismo, empoderamento e resistência feminina.

Com prefácio de Elenilda Amaral e textos introdutórios assinados por poetisas como Izabel Nascimento, Verônica Sobral e Francisca Araújo, o livro é um mergulho na poesia popular nordestina, com estrutura dividida por estilos: sextilhas, septilhas, décimas heptassílabas, décimas decassílabas e sonetos. Cada capítulo é apresentado por uma poeta que acompanhou a trajetória de Carla e funciona como guia criativo dos formatos. “O prefácio e cada capítulo é aberto por uma mulher do Pajeú… abriram os capítulos, como também abriram portas da minha poesia”, relata a autora.

Aos 27 anos, Carla Montanha já possui mais de dez cordéis publicados, foi selecionada para a Antologia Internacional Mulheres Poetas, e, em 2024, tornou-se a única mulher vencedora do prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura, na categoria Agreste. “Não há como romantizar a vida de uma mulher que vive de arte. Diversas vezes precisei arrombar portas, já que não me abriam… Hoje, ‘de peito aberto’, continuo escrevendo e recitando os versos que me afunilam”, afirma, ao destacar a persistência necessária para se afirmar na cena literária.

A inspiração para o livro surgiu ainda na infância, ouvindo os versos do avô. “Minha poesia vem muito do movimento”, diz Carla. Durante a pandemia, a dedicação à escrita intensificou-se: “me salvei de escrever naquele momento atípico”. O projeto gráfico da obra é assinado por Thiago Corrêa Ramos (Editora VacaTussa), e a orelha foi escrita por Zé Adalberto, referência para Carla, que também tem um soneto dedicado a ele na publicação.

Serviço
Lançamento do livro “De Peito Aberto” – Carla Montanha
📍 Biblioteca do SESC Arcoverde (Rua Cap. Arlíndo Pachêco de Albuquerque, 364, Centro)
📅 Segunda-feira, 12 de maio
⏰ 19h
🎟 Entrada gratuita
📲 Acompanhe a autora: instagram.com/carla.montanha

Próximas datas:
📍 Recife – 16 de maio, 18h, na Livraria do Jardim
📍 Pajeú – 6 de junho (Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Triunfo)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon