Cida Pedrosa celebra a cultura nordestina no livro Claranã - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Cida Pedrosa celebra a cultura nordestina no livro Claranã

Revista algomais

Nova edição é pela Cepe e será apresentada na Biblioteca Pública de Pernambuco hoje (30)

A poeta pernambucana Cida Pedrosa relança, pela Cepe Editora, a segunda edição do livro Claranã, uma obra que marca sua estreia com poesias metrificadas e rimadas. Originalmente publicada em 2015, a nova edição, que será apresentada hoje (30 de julho) na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, mantém os 40 poemas que exploram temas como amor, solidão, fé e arte. Esta versão revisada traz atualizações estéticas e novas contribuições, incluindo um prefácio do renomado Antonio Nóbrega, e reflete a profunda influência da cultura nordestina na obra.

Agenda TGI

Na reedição de Claranã, Cida Pedrosa incorporou sugestões de amigos e elementos da tradição popular, como a gemedeira e o galope à beira-mar, que enriqueceram o conteúdo poético. A autora, que se inspira em cordelistas e cantadores do Sertão, ajustou rimas e versos para aprimorar a métrica do livro, mantendo a autenticidade e o sabor das poesias populares que são a marca registrada de sua produção.

O prefácio de Antonio Carlos Nóbrega elogia a habilidade de Pedrosa com a língua e a poesia rimada, destacando a necessidade de expandir a percepção da poesia popular além do regionalismo. Braulio Tavares, no prefácio da primeira edição, havia enfatizado a influência da poesia popular na vida cotidiana. Cida Pedrosa, advogada e vereadora no Recife, é uma figura proeminente na literatura brasileira, com uma carreira marcada por prêmios e uma sólida contribuição para a literatura e a cultura nordestina.

Serviço

O que: Lançamento de Claranã, em bate-papo de Cida Pedrosa com o jornalista e escritor Cícero Belmar

Quando: 30 de julho (terça-feira)

Hora: 18h às 21h

Onde: Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (Rua João Lira, s/n, Santo Amaro, Recife)

Preço: R$ 40 (impresso) e R$ 20  (e-book)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon