A Cimento Nacional – com fábricas na Paraíba e em Minas Gerais - expande sua operação e concretiza novos negócios no mercado nacional de cimento. A empresa BCPAR - controlada pelo grupo italiano Buzzi Unicem e pelo grupo pernambucano Ricardo Brennand e também detentora da marca Cimento Nacional - fechou contrato de aquisição das empresas cimenteiras do Grupo CRH no Brasil. O negócio entre as partes chega a US$ 218 milhões, o equivalente a R$ 1,2 bilhão. A conclusão do processo de compra está sujeita à aprovação do órgão de controle competente, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A aquisição envolve três fábricas de cimento integradas e duas moagens, todas operando em estados do Sudeste – Minas Gerais (Matozinhos, Arcos e Santa Luzia) e Rio de Janeiro (Cantagalo), com capacidade instalada de 3,2 milhões de toneladas de cimento por ano. Ano passado, o grupo irlandês CRH - um gigante do setor de materiais de construção e que atuava no Brasil desde 2015 - comercializou cerca de 2,5 milhões de toneladas de cimento, das marcas Cimento Campeão e Cimento Alvorada.
Com a aquisição, a BCPAR fortalece a atuação no mercado brasileiro e praticamente dobra a capacidade de produção, passando a operar com cinco fábricas integradas e duas unidades de moagem. A operação ocorreu por meio da Companhia Nacional de Cimentos (CNC), dona da marca Cimento Nacional e que é controlada 100% pela BCPAR. A CNC tem fábrica em Sete Lagoas (MG) e em Pitimbu (PB).