Cinema da Fundação lança FestCurtas Fundaj 2021

O Cinema da Fundação lança o FestCurtas Fundaj 2021 – II Festival Nacional de Curtas On-line do Cinema da Fundação, destinado a diretores de todo o Brasil, residentes ou não no país, a ser realizado de 28 de julho a 01 de agosto. A segunda edição do festival traz uma identidade visual assinada pelo mestre xilogravurista J. Borges, responsável também pelos troféus.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de julho. Podem ser enviados filmes de até 30 minutos, nas categorias de ficção, documentário ou animação. Para isso, os realizadores interessados devem conferir o regulamento, se inscrever e enviar seus curtas-metragens preenchendo a ficha disponível no site festcurtasfundaj.com.br.

Na inscrição, serão aceitos apenas filmes produzidos a partir de junho de 2019. Os selecionados serão anunciados na segunda quinzena de julho. O FestCurtas 2021 também terá sua versão presencial no Cinema da Fundação, tão logo suas salas sejam reabertas.

Segundo Ana Farache, coordenadora do Cinema e Cinemateca Pernambucana da Fundaj, a expectativa é que o festival atraia um grande número de realizadores e de público, a exemplo do ano passado. “Cada vez mais a produção de curtas está se consolidando no país pela sua qualidade e diversidade de temas e abordagens estéticas, o que pode ser constatado no volume de excelentes festivais e mostras voltados exclusivamente para essa modalidade de filmes”.

Na sua primeira edição no ano passado, o FestCurtas recebeu mais de 500 filmes vindos de várias partes do Brasil. Durante seis dias, o festival atraiu mais de 105 mil acessos aos 44 curtas selecionados.

Seleção e premiação

Todos os filmes recebidos serão submetidos à Comissão de Seleção do FestCurtas Fundaj 2021. A escolha da comissão é soberana, irrevogável e atenderá a critérios estritamente técnicos, artísticos e éticos. O resultado da seleção dos filmes a serem exibidos no FestCurtas Fundaj 2021 será divulgado no site do festival e da Fundaj, nas mídias sociais do Cinema, da Cinemateca Pernambucana e demais espaços on-line da Fundação Joaquim Nabuco.

A premiação será definida por um Júri formado por membros de notório saber que concederá prêmios para melhor ficção, documentário e animação. O FestCurtas terá ainda o prêmio do público, escolhido por votação online, prêmio Cinemateca Pernambucana, destinado a produções locais, e o prêmio Alumiar de Acessibilidade, que contempla filmes com acessibilidade comunicacional.

Os filmes vencedores serão exibidos, assim que possível, presencialmente no

Cinema da Fundação. Os diretores premiados receberão ainda o troféu FestCurtas

2021, assinado pelo mestre xilogravurista J.Borges.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon