Começa hoje a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia no Recife - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Começa hoje a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia no Recife

Rafael Dantas

Acontece a partir de hoje a “Semana Municipal de Ciência e Tecnologia”. O evento é realizado no Recife, a partir da sinergia entre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - Regional de Pernambuco (SBPC-PE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI-PCR). Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, a programação segue até o dia 29.

O objetivo do evento é visibilizar pesquisas e atividades científicas a fim de mobilizar as instituições e a sociedade em geral sobre temas que abordem Ciência e Tecnologia numa troca de saberes em diálogos que fomente a defesa da ciência para o desenvolvimento do país.

Agenda TGI

A operacionalização do evento conta com o apoio dos Canais: Pró Reitoria de Extensão, Cidadania e Cultura– UFRPE, NEI -UFRPE, Secretaria da Mulher do Recife-PCR, Ciência Popular e @spiarevista - UFPE. Esta cooperação interinstitucional possibilitou a organização de um momento de abertura e 7 mesas que serão realizadas às 16h30 e às 19h no período de 25 a 29/10/2021.

"Esperamos que a reunião das instituições SBPC, UFRPE e SDECTI-PCR e de docentes da UPE, da UFPE, da UNIVASF, do CETENE, da Academia Pernambucana de Ciência, apoio da Secretaria da Mulher do Recife, entre outras pessoas, entre elas discentes da UFRPE e da UPE, que contribuíram no planejamento para a realização da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em Recife-PE, possa impactar na prática e formação discursiva que defende a concepção de que a importância dos avanços científicos beneficia toda a sociedade", afirmou a professora da UFRPE Maria do Rosário Andrade Leitão, secretária da SBPC em Pernambuco.

A SBPC Regional de Pernambuco com o apoio do Canal Ciência Popular, inicia nesta semana também o programa “Ciências às 7”, cujo objetivo é conversar quinzenalmente sobre ciência numa abordagem acessível a todos e todas. O evento tem a pretensão de fomentar a consciência do papel decisivo que a ciência tem na vida cotidiana e no desenvolvimento do país.

As lives ocorrerão ao vivo, diariamente, fomentando debates técnico-científicos e serão transmitidas nos canais acima citados. Confira abaixo a programação.

Mesa de Abertura 25/10 às 16h30

SBPC e as Semanas de C&T: histórico, evolução, e situação atual com os cortes orçamentários

Palestrantes: Ildeu Moreira (IF – UFRJ) e Sergio Rezende (DF – UFPE)

Debatedor:  Rafael Dubeux SDECTI – PCR (Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação)

Participação:  Rosário Andrade (SBPC – UFRPE)

A mesa de abertura objetiva contribuir no resgate das Semanas de C&T, a partir do histórico e sua evolução em diálogo com a situação atual diante do contingenciamento do FNDCT. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento criado em 2004, com objetivo de destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade da educação científica no Brasil.

Mesa 1 25/10 às 19h

Dialogando com as Tecnologias na Telessaúde

Palestrantes: Edison Albuquerque (POLI-UPE) e Claudinalle Farias Queiroz de Souza (CISAM – UPE)

Participação:  Rosário Andrade (Secretária da SBPC Regional de Pernambuco)

As tecnologias são alvo de estudo em todas as áreas e na Saúde não é diferente. A telessaúde é uma ferramenta pela qual os profissionais de saúde por meio das tecnologias podem realizar de forma remota, assistência e educação, além de prestar outros serviços diversos em diferentes especialidades.

Mesa 2      26/10 às 16h30

A Produção de Podcast durante a Pandemia

Palestrantes: Giovana Mesquita (UFPE- CAA) e Sheila Borges (UFPE- CAA)

Participação:  Rosário Andrade (UFRPE-SEDE) e Amanda Mansur (UFPE- CAA)

Secretária e Adjunta da SBPC Regional de Pernambuco 

A produção de conteúdo para as mídias sonoras nas universidades públicas durante a pandemia da Covid-19: reflexões sobre a condição de professores e estudantes nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Mesa 3      26/10 às 19h


Impactos na Educação das Tecnologias da Informação

Palestrantes: Ernandes Rodrigues (Professor Substituto na FCAP/UPE) e Marcelo Carneiro Leão (Reitor UFRPE)

Debatedor: Anísio Brasileiro (APC)

Participação:  Rosário Andrade (SBPC-UFRPE)

O ensino híbrido, muito mais que momentos online e presencial, é uma abordagem metodológica que, por meio da tecnologia, proporciona ao docente a personalização das suas estratégias de ensino com foco nas necessidades individuais de aprendizagem dos/as estudantes.

Mesa 4      27/10 às 19h

Esgoto e saneamento em Recife, e soluções tecnológicas

 

Palestrante: Fernando Porto (UFRPE-SEDE)

Debatedora: Marília Castro (IFPE)

Participação:  Rosário Andrade (SBPC –UFRPE)

A cidade do Recife apresenta aspectos preocupantes em relação aos esgotos e dejetos, que poluem rios e outros cursos de água na região metropolitana. Iremos abordar alguns desses aspectos, ilustrando problemas e a questão social envolvida nesta problemática, discutindo soluções tecnológicas para tornar a cidade mais habitável e segura em face ao saneamento urbano.

Mesa 5 dia 28/10 às 16h30

Diálogos: mulher e ciência

Palestrantes: Cida Pedrosa (Vereadora e Poetisa) e Giovanna Machado (CETENE)

Participação: Glauce Medeiros (Secretária da Mulher do Recife) e Rosário Andrade (Secretária da SBPC Regional de Pernambuco)

Um diálogo sobre mulher e ciência, a partir de histórias de vida, relatos de projetos: Futuras Cientistas e Compartilhando Saberes.

Mesa 6 28/10 às 19h

Covid-19 Panorama atual

Palestrante: Sergio Rezende (DF – UFPE) e Jonas Albuquerque (IRRD-UFRPE e LIKA-UFPE)

Participação: Helinando Oliveira UNIVASF

O programa Ciência às Sete passa a integrar a programação do Canal Ciência Popular e contará a partir de 28 de outubro com lives quinzenais que acontecerão todas as quintas às sete da noite e tratarão de temas da ciência que afetam nossa vida, apresentados de um modo acessível para toda a população, contando com um rol de grandes especialistas que serão entrevistados pelo prof. Helinando Oliveira. Para a estreia receberemos os profs. Sergio Rezende e Jones Albuquerque que farão um diagnóstico sobre a covid-19 e responderão às perguntas do público.

Mesa 7 29/10 às 16h30

Narrativa popular e Ciência (escrita): um diálogo a descodificar

Palestrante: Luís Martins (IELT - FCSH / UNL)

Debatedor: Gilmar Furtado (IFAL)

Participação: Rosário Andrade (Secretária da SBPC Regional de Pernambuco)

O reconhecimento e estudo do saber popular deve ser separado do que é a informação científica: não só por aquele ser um exercício diário e baseada em heranças culturais e esta ser uma prática de laboratório assente em métodos que são (deverão ser) testados em todas as ocasiões.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon