Uma audiência especial será conduzida pela Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde o senhor John Shipton Assange, pai do jornalista e criador do Wikileaks, Julian Assange, será ouvido. A reunião extraordinária, organizada pelo colegiado e coordenada pela deputada Dani Portela (PSOL-PE), está agendada para amanhã (sexta-feira, 1 de setembro) às 10h da manhã, no Plenarinho 3 da Alepe, e será de acesso público.
Julian Assange, jornalista e fundador do WikiLeaks, encontra-se atualmente detido em Londres com um pedido de extradição para os Estados Unidos. O pai de Julian, o senhor John Shipton Assange, lidera uma campanha global em prol da não extradição de seu filho e pelo encerramento do processo, que se encontra na última instância da Suprema Corte britânica.
Grandes veículos de imprensa como Le Monde, El País, Der Spiegel, The Guardian e New York Times já manifestaram seu apoio à campanha "Free Assange" em editoriais, unindo-se a sindicatos, movimentos sociais, organizações de direitos humanos e figuras políticas de todo o mundo, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
CINEMA
O filme "Ithaka - A Luta de Assange" está sendo lançado em todo o Brasil, com pré-estreias realizadas em cinco capitais: Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Durante sua estadia no Brasil, de 21 de agosto a 02 de setembro, o senhor John Shipton Assange tem participado das sessões do filme e também se reunido com autoridades políticas, artistas, jornalistas, sindicatos e organizações de direitos humanos.