O professor doutor da Universidade de Tóquio Ryo Sahashi palestrou neste final de semana na Conferência Internacional promovida pelos consulados do Japão, de Malta e da Eslovênia e o Iperid no Recife. Especialista em relações internacionais, o convidado especial palestrou sobre “As relações internacionais do Japão: dilemas de segurança, temas estratégicos e perspectiva”.
Na palestra, o professor tratou sobre a triangulação Estados Unidos, China e Japão. “Nesse aspecto as relações entre os três é de manutenção de equilíbrio da segurança regional no sudeste asiático”, destacou o vice-presidente do Iperid, Thales Castro.
De acordo com Thales, o convidado especial ressaltou também a importância da aliança entre japoneses e americanos. “É uma aliança para contrabalancear o poderio da China naquela região. A China ainda é a segunda maior economia do mundo e tem forças armadas de maneira bastante expressiva. O objetivo dessa relação é estabelecer um regime de manutenção das normas internacionais com equilíbrio de poder naquela área. Por isso, a relação com os Estados Unidos é considerada prioritária pelos japoneses”.
Segundo Thales, a palestra destacou também que a aliança interessa ao Brasil, como referência na América do Sul. “Para o Brasil é importante estreitar as relações com o Japão, abrir a sua economia, mesmo em tempo de calamidade e saúde pública, para que se aprofunde a relação triangulada entre Brasil, Estados Unidos e Japão na América Latina”.