A Prefeitura do Recife preparou uma programação gratuita em homenagem ao Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, que será realizada nos dias 27 e 28 de julho no Paço do Frevo. O evento promete abordar temas culturais, sociais e de gênero, buscando garantir diversidade, respeito e reparação histórica.
A programação conta com diversas atividades, como oficinas, serviços de saúde, exibição de filmes e a tradicional Feira da Mulher Negra Empreendedora. O objetivo é intensificar o enfrentamento ao racismo, à violência e à vulnerabilidade sociopolítica e econômica que afetam as mulheres negras.
No dia 28, das 10h às 12h30min, acontecerá a oficina “Decolonialidade: O corpo ancestral na cena”. Às 13h, inicia a Feira da Mulher Negra Empreendedora, com produtos feitos por comerciantes negras. Também haverá uma roda de conversa sobre a dança produzida em Recife e suas conexões com o Dia da Mulher Negra, além de uma formação sobre direitos humanos e assistência social no combate ao racismo. O evento será encerrado com a apresentação musical de Negadeza.
A Prefeitura ressalta que o acesso às atividades será gratuito aos interessados que se identificarem na portaria. A iniciativa visa proporcionar um espaço de celebração, reflexão e valorização das mulheres negras, bem como fortalecer a luta por igualdade e justiça social. A Feira da Mulher Negra Empreendedora será uma ótima oportunidade para apoiar o empreendedorismo feminino e conhecer a diversidade cultural e gastronômica oferecida pelas comerciantes negras da região.
PROGRAMAÇÃO
Dia da Mulher Negra, Latino Americana e caribenha
OBS: O acesso às atividades será gratuito aos interessados que se identificarem na portaria.
Dia 28 de julho (sexta-feira)
Oficina Decolonialidade: O corpo ancestral na cena
Horário: 10h às 12h30min
Local: Paço do Frevo
Secretaria de Saúde e os cuidados com a saúde da mulher negra latino americana e caribenha
Horário: 10 às 12h
Local: Paço do Frevo
Roda de Conversa: A dança que Recife produz e suas conexões com o dia da Mulher Negra latino-americana e caribenha
Horário: 13h30min às 15h30min
Local: Paço do Frevo
Formação Direitos Humanos e Assistência social no combate ao racismo
Horário: 13h às 16h
Local: Paço do Frevo
Apresentação Musical com Negadeza
Horário: 16h às 17h
Local: Paço do Frevo
Feira da Mulher Negra Empreendedora
Horário: 13h às 17h
Local: Praça do Arsenal