Cônsul da Alemanha no Recife fala das iniciativas culturais e econômicas para 2024 – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
IPERID

IPERID

Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia

Cônsul da Alemanha no Recife fala das iniciativas culturais e econômicas para 2024

Em uma entrevista exclusiva, o Cônsul Geral da Alemanha no Recife, Sr. Johannes Bloos, compartilhou os principais focos de atuação do consulado na região Nordeste. Desde sua fundação em 1868, o consulado tem se empenhado em fortalecer laços culturais, econômicos e educacionais entre a Alemanha e os nove estados nordestinos. Bloos destacou a organização de eventos culturais, como exposições e concertos, além do apoio a projetos sociais e ambientais em parceria com ONGs locais. O fomento ao intercâmbio acadêmico e a promoção de oportunidades de trabalho na Alemanha também são prioridades, exemplificadas pelo projeto de formação técnica em enfermagem para jovens pernambucanos.

Para 2024, o consulado planeja uma série de atividades culturais em celebração aos 200 anos da imigração alemã ao Brasil. Entre os eventos previstos, estão exposições, recitais e festivais de música e cinema. Na esfera econômica, Bloos ressaltou o potencial de Pernambuco para parcerias nos setores de energias renováveis, tecnologia e inovação. Estimativas indicam que cerca de 2.000 pessoas de origem alemã residem no estado, e aproximadamente 30 empresas alemãs atuam na região, contribuindo para o desenvolvimento local e a geração de empregos.

Atualmente, quais têm sido os focos de atuação do Consulado Geral da Alemanha, no Estado de Pernambuco?

O Consulado Geral da Alemanha em Recife atende aos 9 estados do Nordeste brasileiro. Foi fundado em 1868, um dos mais antigos da Alemanha em todo o mundo. Além dos serviços consulares, as ações do Consulado no Recife e na região Nordeste abrangem, por meio do setor de promoção cultural, a organização de eventos próprios, apoio a eventos locais (exposições, concertos, mostras de cinema), parcerias com instituições diversas e o fomento do intercâmbio acadêmico.

Atuamos também na promoção de relações comerciais facilitando o contato e a cooperação entre empresas alemãs e brasileiras, prestando apoio a investidores alemães e promovendo oportunidades de negócios entre os dois países. Além disso, financiamos diretamente Projetos de Pequeno Porte alinhados ao desenvolvimento sustentável em parceria com ONGs e instituições locais com objetivos sociais, educacionais e ambientais. Este ano, por exemplo, quatro projetos na região Nordeste serão financiados com um aporte total da ordem de € 50.000.

Também oferecemos suporte consular aos cidadãos alemães residentes ou em visita na região, garantindo que recebam assistência adequada quando necessário.

Destaco também que um grande foco é a divulgação de chances de emprego na Alemanha, disponíveis em diversos setores e que podem ser facilmente encontradas no site www.make-it-in-germany.com . A Alemanha necessita de profissionais especializados e nós encorajamos todas e todos interessados a se informar sobre oportunidades de trabalho na Alemanha.

Neste âmbito, tivemos, inclusive, a alegria de acompanhar o lançamento de um projeto de formação técnica para jovens na área de enfermagem com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco. O programa seleciona jovens concluintes do ensino médio na rede pública para participar de um curso de formação técnica em enfermagem na Alemanha e permite, após conclusão do curso, um prolongamento da estadia no país, caso deseje. Esse programa garante o acesso de jovens socioeconomicamente desfavorecidos a uma formação técnica na Alemanha, com todos os custos subsidiados pela organização anfitriã. Antes da partida, esses jovens concluem um curso de idiomas básico no Centro Cultural Brasil Alemanha (CCBA), instituição parceira no Recife, e iniciam, em seguida sua formação na Alemanha. A primeira turma foi selecionada em junho e a próxima seleção deve ser anunciada em breve.

Por fim, cito a atuação da Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ), referência em projetos com foco em desenvolvimento sustentável, que executa em todo o Brasil projetos na área de proteção ao meio ambiente, transição energética, energias renováveis (em especial, hidrogênio verde), entre outras. Aqui em Pernambuco, por exemplo, posso citar o exitoso “Projeto TerraMar – Proteção e Gestão Integrada da Biodiversidade Marinha e Costeira” na região da Costa dos Corais, que se estende até o estado de Alagoas.

Quais as principais ações previstas para o ano de 2024? As atividades culturais estão na agenda?

O tema central para todas as representações diplomáticas alemãs no Brasil este ano é a comemoração dos 200 anos da imigração alemã ao Brasil, que estão sendo celebrados com a realização de vários eventos. Por isso, um dos nossos eventos mais relevantes deste ano será, sem dúvidas, a Reunião Solene em Homenagem aos 200 Anos da Imigração Alemã no dia 5 de agosto na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

No setor de cultura e arte, mantemos um diálogo muito construtivo e uma parceria sólida com diversas instituições culturais: a Fundação Joaquim Nabuco hospedou uma exposição fotográfica sobre as relações pós-coloniais entre o Brasil e África, com nosso apoio, no início do ano; trouxemos em fevereiro a DJ alemã Sarah Farina para se apresentar no Festival de Música RecBeat; em abril tivemos dois concertos do violinista alemão Oscar Bohórquez, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Recife; e a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco inaugurou a exposição itinerante “200

Anos da Imigração de Povos de Língua Alemã no Brasil” em maio. Em junho, trouxemos a Mostra Alemã de Cinema “Elas Dirigem”, em parceria com o SESC Garanhuns, com a exibição de filmes dirigidos por diretoras alemãs, reforçando o apoio ao protagonismo feminino.

Além disso, temos alguns eventos agendados para o segundo semestre, como o recital do barítono alemão Johannes Kränzle, no dia 06 de agosto, que terá sede no Conservatório Pernambucano de Música. Ainda este ano estaremos envolvidos também na organização de festivais de música clássica, cinema e gastronomia, este último em parceria com o SENAC. Vale ressaltar também a parceria de longa data com o Clube Alemão de Pernambuco, com o qual organizamos, mensalmente, eventos relacionados à cultura alemã. Todas as atividades culturais são divulgadas nas nossas redes sociais (Instagram: @alemanhanobrasil / Facebook: @consuladoalemaorecife).

No tocante à educação, divulgamos regularmente programas de intercâmbio e cooperação acadêmica com universidades alemãs que garantem mais oportunidades para estudantes e pesquisadores da região e contribuem também para constituição de parcerias e projetos de pesquisa e desenvolvimento. No dia 27 de setembro teremos a realização do “Falling Walls Lab Brazil”, uma competição internacional que premia projetos inovadores na área de ciência e tecnologia, promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) de São Paulo, em parceria com a Cesar School, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site do DWIH.

Numa agenda da paradiplomacia econômica, quais setores econômicos do Estado tem mais possibilidades de firmar parcerias e negócios com as empresas da Alemanha?

Destacamos vários setores econômicos de Pernambuco com grande potencial para formar parcerias e negócios com empresas alemãs. O setor de energias renováveis (sobretudo energia solar, eólica e hidrogênio verde) é um dos mais promissores, dado o interesse comum na promoção de soluções sustentáveis, transição energética e redução da pegada de carbono.

Além disso, o setor de tecnologia e inovação, incluindo startups e empresas de tecnologia da informação, oferece oportunidades significativas para colaborações em desenvolvimento de software, automação industrial e inteligência artificial. A indústria automotiva e de componentes também é um campo fértil para parcerias, tendo em vista a forte tradição alemã nesse setor.

Vocês têm alguma estimativa do tamanho da população de origem alemã que mora no Estado e da quantidade de empresas alemãs com atuação em Pernambuco?

Atualmente, estimamos que a população de origem alemã que reside no Estado de Pernambuco seja de aproximadamente 2.000 pessoas. Esse número inclui tanto cidadãos alemães expatriados quanto descendentes de alemães que se estabeleceram na região ao longo dos anos.

Em relação às empresas alemãs com atuação em Pernambuco, são cerca de 30 empresas que operam em diversos setores, incluindo automotivo, químico, tecnológico e de energias renováveis. Essas empresas desempenham um papel importante na economia local, contribuindo para a geração de empregos e para o desenvolvimento de tecnologia e inovação no estado.

Deixe seu comentário

+ Confira

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon