Cultura Nordestina de casa nova

O Centro de Cultura Nordestina Letras e Artes está de endereço novo, no Poço da Panela. A casa ampla e ajardinada mantém as atividades para quem gosta de literatura, mas abriu a oportunidade para novos eventos nos quais até o público infantil é contemplado.
A mudança ocorreu graças à parceria que Salete Rêgo Barros – que vem comandando o centro – fez com a psicóloga Krystiane Nunes. “Ela tem um olhar muito voltado para as artes e agora está dividindo a organização comigo, o que tem permitido abrir novas frentes de trabalho”, comemora Salete. Krystiane está animada com a nova função e pretende ampliar ainda mais a proposta do centro de trabalhar a literatura fazendo uma conexão com diversos tipos de arte. “Queremos estimular o olhar para várias formas de expressão artística.”
Para quem não conhece, o Centro de Cultura Nordestina Letras e Artes é caracterizado por esse mix de eventos artísticos. Nele funciona uma livraria, uma lanchonete onde se vende delícias da gastronomia pernambucana e uma editora. No local também são realizados vários cursos. A concepção do espaço foi construída aos poucos por Salete. Tudo começou, há cerca de 20 anos, quando sua mãe, a escritora Ivanete Rêgo Barros, publicou um livro por uma editora com tiragem de 8.500 exemplares para ser vendido em todo o País.
Como pagamento, ela recebeu um pequeno percentual das vendas. “O valor pago me revoltou, não precisava ser tão baixo”. Foi com esse sentimento de indignação que ela decidiu produzir, por conta própria, no seu computador um outro livro de sua mãe. Foram 50 exemplares. “No lançamento as pessoas ficaram interessadas em lançar seus livros da mesma forma. Pioneiramente, comecei, sem querer, a produzir obras em pequenas tiragens”, ressalta Salete, que de arquiteta passou a militar na área cultural.
Surgia assim a Novo Estilo Edições do Autor. “Comecei sem pretensão trabalhando em casa. Fazia 50, 100, 500 exemplares”, conta. Até que há quatro anos ela montou a editora no antigo endereço das Graças, onde também criou uma pequena livraria com os títulos que edita e também obras publicadas por outras editoras.
A Novo Estilo Edições do Autor diagrama, edita e faz a impressão dos livros e já lançou mais de 400 títulos. Mas ao contrário das editoras tradicionais, o escritor paga pelos serviços, é o dono da sua produção e ele mesmo comercializa.
Logo Salete percebeu que seus clientes precisavam de um para local fazer o lançamento e a venda dos livros. Surge então a livraria, na qual as obras são vendidas por consignação e 25% ficam para o espaço.
No desenvolvimento do seu trabalho, Salete também notou que seus clientes necessitavam de um certo aperfeiçoamento, por isso, passou a promover cursos para capacitar os escritores.
“Oferecemos o curso de Atualização da Língua Portuguesa, com a escritora Ana Maria César, além da Oficina de Criação Literária, com Raimundo Carrero”, informa Salete. Outro destaque é o Laboratório de Expressão Poética e Oratória, com Bernadete Bruto. As capacitações também visam estimular a criatividade trabalhando com imagens: são oferecidos curso de desenho ministrado por Cavani Rosas e de fotografia, com Rinaldo Mafra. O centro também promove sessões de filmes de arte.
O espaço oferece ainda o curso de música, com a pianista Fabiana Guimarães, que também coordena o Grupo de Estudos Intuição e Arquétipos no Processo Criativo. Para integrar ainda mais os frequentadores do local, é realizado um sarau literomusical uma vez por mês, com apresentação de músicas e declamação de poesias. “É um espaço de convivência”, resume Salete.

SÁBADO. A conquista nova casa, mais espaçosa, garantiu a realização de outros eventos. Uma das novidades é o Café com Cordel, que acontece todos os sábados a partir das 8h. “Oferecemos um café regional e o cordelista Ismael Gaião convida outros cordelistas para recitar”, informa Salete. Logo depois é a vez da garotada se deliciar com a contação de história comandada por Vera Nóbrega. No quintal cheio de esculturas e plantas, as crianças encenam os contos, como se fosse um teatro.
Também vão acontecer debates literários coordenados por Edgar Mendes Nunes, nos quais um escritores pernambucano terá sua obra debatida por dois dois especialistas com pontos de vista diferentes. Outra novidade é o Curso de Fotografia no Celular, ministrado por Rinaldo Mafra. “Ele ensina a utilizar os recursos do celular que a gente desconhece, mas que ajuda na qualidade da foto”, explica Krystine. E para os que curtem um pé de serra, na última terça-feira do mês acontece o Forrozando, comandado por Nerynho do Forró.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon