Com a chegada do verão, as praias se transformam em verdadeiros refúgios para aqueles que buscam não apenas o sol e o mar, mas também uma abordagem mais saudável para suas atividades físicas. O cenário encantador se torna o palco perfeito para a prática de exercícios funcionais, uma tendência que ganha cada vez mais adeptos em busca de um estilo de vida ativo, nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Confira a reportagem feita com o Profissional de Educação Física, Daniel Houly.
Por Jademilson Silva
O funcional na praia é um treino similar ao que ocorre em lugares fechados, só que ao ar livre, com objetivo de trabalhar movimentos do dia a dia como agachar, puxar, empurrar, pular, correr, entre outros. Não existe uma regra em relação ao tempo no treino na praia, mas no geral varia entre 45 minutos a uma hora, vai depender da intensidade colocada no exercício.
O Profissional de Educação Física, Daniel Houly, que também é professor de grupos de treino funcional na praia, fala da importância desse tipo de treino:
“Sair do ambiente fechado e treinar ao ar livre, levando aquela brisa no corpo. Contemplar o nascer do sol, ouvir o barulho das ondas, o canto dos pássaros, ter aquele contato com a natureza, é uma energia surreal. Sem falar que treinar na areia fofa é bem mais desafiador. Aumenta o trabalho proprioceptivo, a dificuldade aumenta devido à areia fofa, vai exigir um esforço maior do seu corpo trazendo inúmeros benefícios”, fala.
A prática pode ser realizada por pessoas de todas as idades:
“É um treino para todas as pessoas, mesmo sendo um treino coletivo, o exercício é individualizado. Por exemplo, meus filhos de 6 e 9 anos já treinam. Também tenho alunos com mais de 60 anos”, argumenta.
A pessoa que tem problema grave de saúde, deve realizar trabalho multiprofissional para saber a opinião do médico e estabelecer o quadro clínico. E nesta época de sol intenso, o desgaste físico é maior, por isso a hidratação durante o exercício não deverá ser negligenciada.
“A hidratação é fundamental não só no funcional na praia, mas durante a prática do exercício físico de um modo gera, além de tomar água durante todo o dia”, reforça o professor.
Daniel Houly também destaca a importância de treinar descalço na areia:
“Há uma maior ativação dos músculos, articulações e ligamentos, principalmente dos pés, fortalecendo toda a região. Se o aluno tem os pés fracos, com pouca estabilidade no tornozelo, tem grandes chances de aumentar a sobrecarga em outras áreas como joelhos, quadril e coluna, portanto, a modalidade é recomendada”, informa.
Depoimentos
A estudante Ayla Houly, 9 anos, pratica funcional na praia desde os 2 anos:
´É importante fazer atividade física e lá eu me divirto muito. Pratico desde os 2 anos de idade. Aconselho a todos, sempre chamo minhas amigas”.
José Rangel, 63 anos, é Analista e Consultor de Tecnologia da Informação e Comunicação atuando com Gerente de Infraestrutura de TI na SEE/PE, faz funcional há 8 anos:
“Optar pelo treino funcional na praia em vez da academia, na minha idade, trouxe vitalidade, onde a conexão com a natureza se une à motivação coletiva. O grupo restrito de até 10 pessoas proporciona uma abordagem quase personalizada, adaptada às minhas necessidades. Mas o que realmente transforma essas sessões é o relacionamento próximo com o professor e as brincadeiras entre os participantes. Na praia, o ambiente descontraído se combina perfeitamente com a seriedade dos treinos e meus objetivos na atividade física. Cada risada é um impulso extra, tornando o processo não apenas desafiador, mas também divertido. Recomendo e indico o treino funcional na praia, especialmente para quem busca uma preparação personalizada e motivadora”, informa.
Socialização
Os treinos são em forma de circuito. Nele são trabalhadas as valências do treinamento como força, resistência, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio, além de exercícios para fortalecer o core (grupo de músculos localizados no centro do corpo, principalmente na região do tronco e da pelve). Mesmo sendo um treino coletivo, o exercício é individualizado, então cada aluno fica em uma estação e se adapta o exercício conforme a necessidade. São usados também aparelhos e, no final, o brinde é com água de coco. O treino funcional na praia é um convite para socialização e animação.
Fonte da reportagem:
Daniel Houly é Profissional de Educação Física. Atua como Personal Trainer e tem turma de Treinamento Funcional na praia, desde 2012. @danielhoulypersonal
Microfisioterapia e sua aplicação nos transtornos mentais
A fisioterapeuta, Dani Almeida, participa da nossa série especial: Janeiro Branco
“Normalmente no início do ano revisitam-se emoções, pensamentos, desafios de vida, comportamentos e situações relacionadas com a qualidade de relacionamentos. Identificar que manter a saúde mental é vital para conseguir desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, e ainda consequentemente ser capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir com a sua comunidade. Conseguir gerenciar emoções e comportamentos diante das adversidades exige um certo grau de autoconhecimento, inteligência emocional e adaptabilidade. A microfisioterapia atua como terapia complementar em diversos distúrbios comportamentais, psicológicos e psíquicos como a depressão, síndrome do pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), terror noturno, onicofagia (roer unhas), insônias, ansiedades, hiperatividade. Agressões ambientais, sociais, emocionais e ainda, físicas e tóxicas podem desencadear numa pessoa “programas” comportamentais compensatórios como forma de sobrevivência a um insulto. O tratamento com a microfisioterapia visa restaurar a função e a funcionalidade do indivíduo na sua integralidade. Existe uma conexão intrínseca entre o corpo e a mente, assim como nos pensamentos, sentimentos com sintomas no corpo e atitudes comportamentais. O medo de ouvir sobre um determinado assunto “estressante” pode desencadear numa pessoa uma vertigem, sudorese e taquicardia, enquanto em outra hiperatividade, falta de foco e concentração. Ao estimular o sistema nervoso parassimpático com toques sutis e específicos no corpo, o profissional que trabalha com a microfisioterapia promove a interrupção dessa conexão de alguns pensamentos/ sentimentos com sintomas físicos e comportamentais associados. Um indivíduo mentalmente saudável compreende que não existe perfeição, que a vida tem seus altos e baixos e que cada pessoa tem um limite específico. A importância da microfisioterapia na prevenção e no tratamento dos distúrbios da mente tem como foco a restauração da funcionalidade do indivíduo através da percepção que cada ser humano tem sobre um mecanismo agressor e como repercute no corpo e nos seus comportamentos”.
Dani Almeida é Fisioterapeuta, tem formação internacional em microfisioterapia e leitura biológica, Mestre Reike e Numeróloga. @ftdanialmeida
Colônia de férias gratuita no Compaz
Do dia 29 de janeiro até 02 de fevereiro, os Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Miguel Arraes (Madalena) e Dom Hélder Câmara (Joana Bezerra), equipamentos vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, vão oferecer uma colônia de férias para crianças a partir dos quatro anos. Serão oferecidas, gratuitamente, atividades esportivas e culturais, recreação, exibição de filmes, entre outras. Para participar, basta estar cadastrado em um dos Compaz. As inscrições já começaram no Compaz Miguel Arraes – lá, basta ir até a recepção, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No Ariano Suassuna, as inscrições também devem ser feitas na recepção, a partir do próximo dia 24 de janeiro. Já no Miguel Arraes e no Eduardo Campos, as atividades serão preenchidas por demanda espontânea, e por ordem de chegada. É só escolher a atividade e chegar um pouco antes do horário de início para garantir a vaga. @compazrecife
Cimed lança energético com vitamina B
A farmacêutica Cimed e a Baly Brasil, líder nacional na produção de energéticos, se uniram para lançar no mercado: o Flynow. Com três sabores (tradicional, tropical e melancia), o Flynow contém em sua fórmula o Power Inositol, uma vitamina do complexo B presente em muitos suplementos nutricionais. Chega às prateleiras de varejos e atacarejos este mês em latas de 250 ml.
Organno completa 2 anos na Jaqueira
A marca de alimentos saudáveis e suplementos, Organno, completa dois anos de inauguração da unidade Jaqueira. Genuinamente pernambucana, a rede tem 9 anos no mercado, desde a abertura da primeira loja, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. A proprietária da Organno Jaqueira, Stela Fucale, explica que a loja tem mais de 3,5 mil itens no mix à escolha do cliente, sendo 180 variedades só no granel premium. “São produtos orgânicos, zero glúten, zero lactose, zero açúcar, suplementação esportiva e lanches saudáveis”, enumera Stela.