Fitness e Wellness

Fitness e Wellness

Jademilson Silva

Desperte sua energia na praia: treino funcional na areia impulsiona a vitalidade. Confira!

Daniel Houly ministra aula de funcional na praia, desde 2012

Com a chegada do verão, as praias se transformam em verdadeiros refúgios para aqueles que buscam não apenas o sol e o mar, mas também uma abordagem mais saudável para suas atividades físicas. O cenário encantador se torna o palco perfeito para a prática de exercícios funcionais, uma tendência que ganha cada vez mais adeptos em busca de um estilo de vida ativo, nas praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Confira a reportagem feita com o Profissional de Educação Física, Daniel Houly.

O funcional na praia é um treino similar ao que ocorre em lugares fechados, só que ao ar livre, com objetivo de trabalhar movimentos do dia a dia como agachar, puxar, empurrar, pular, correr, entre outros. Não existe uma regra em relação ao tempo no treino na praia, mas no geral varia entre 45 minutos a uma hora, vai depender da intensidade colocada no exercício.

O Profissional de Educação Física, Daniel Houly, que também é professor de grupos de treino funcional na praia, fala da importância desse tipo de treino:

“Sair do ambiente fechado e treinar ao ar livre, levando aquela brisa no corpo. Contemplar o nascer do sol, ouvir o barulho das ondas, o canto dos pássaros, ter aquele contato com a natureza, é uma energia surreal. Sem falar que treinar na areia fofa é bem mais desafiador. Aumenta o trabalho proprioceptivo, a dificuldade aumenta devido à areia fofa, vai exigir um esforço maior do seu corpo trazendo inúmeros benefícios”, fala.  

A prática pode ser realizada por pessoas de todas as idades:

“É um treino para todas as pessoas, mesmo sendo um treino coletivo, o exercício é individualizado. Por exemplo, meus filhos de 6 e 9 anos já treinam. Também tenho alunos com mais de 60 anos”, argumenta.

A pessoa que tem problema grave de saúde, deve realizar trabalho multiprofissional para saber a opinião do médico e estabelecer o quadro clínico.  E nesta época de sol intenso, o desgaste físico é maior, por isso a hidratação durante o exercício não deverá ser negligenciada.

“A hidratação é fundamental não só no funcional na praia, mas durante a prática do exercício físico de um modo gera, além de tomar água durante todo o dia”, reforça o professor.

Daniel Houly também destaca a importância de treinar descalço na areia:

“Há uma maior ativação dos músculos, articulações e ligamentos, principalmente dos pés, fortalecendo toda a região. Se o aluno tem os pés fracos, com pouca estabilidade no tornozelo, tem grandes chances de aumentar a sobrecarga em outras áreas como joelhos, quadril e coluna, portanto, a modalidade é recomendada”, informa.

A estudante Ayla Houly, 9 anos, pratica funcional na praia desde os 2 anos:

´É importante fazer atividade física e lá eu me divirto muito. Pratico desde os 2 anos de idade. Aconselho a todos, sempre chamo minhas amigas”.

José Rangel, 63 anos, é Analista e Consultor de Tecnologia da Informação e Comunicação atuando com Gerente de Infraestrutura de TI na SEE/PE, faz funcional há 8 anos:

“Optar pelo treino funcional na praia em vez da academia, na minha idade, trouxe vitalidade, onde a conexão com a natureza se une à motivação coletiva. O grupo restrito de até 10 pessoas proporciona uma abordagem quase personalizada, adaptada às minhas necessidades. Mas o que realmente transforma essas sessões é o relacionamento próximo com o professor e as brincadeiras entre os participantes. Na praia, o ambiente descontraído se combina perfeitamente com a seriedade dos treinos e meus objetivos na atividade física. Cada risada é um impulso extra, tornando o processo não apenas desafiador, mas também divertido. Recomendo e indico o treino funcional na praia, especialmente para quem busca uma preparação personalizada e motivadora”, informa.

Os treinos são em forma de circuito. Nele são trabalhadas as valências do treinamento como força, resistência, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação e equilíbrio, além de exercícios para fortalecer o core (grupo de músculos localizados no centro do corpo, principalmente na região do tronco e da pelve). Mesmo sendo um treino coletivo, o exercício é individualizado, então cada aluno fica em uma estação e se adapta o exercício conforme a necessidade. São usados também aparelhos e, no final, o brinde é com água de coco. O treino funcional na praia é um convite para socialização e animação.

“Normalmente no início do ano revisitam-se emoções, pensamentos, desafios de vida, comportamentos e situações relacionadas com a qualidade de relacionamentos. Identificar que manter a saúde mental é vital para conseguir desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, e ainda consequentemente ser capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir com a sua comunidade. Conseguir gerenciar emoções e comportamentos diante das adversidades exige um certo grau de autoconhecimento, inteligência emocional e adaptabilidade. A microfisioterapia atua como terapia complementar em diversos distúrbios comportamentais, psicológicos e psíquicos como a depressão, síndrome do pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), terror noturno, onicofagia (roer unhas), insônias, ansiedades, hiperatividade. Agressões ambientais, sociais, emocionais e ainda, físicas e tóxicas podem desencadear numa pessoa “programas” comportamentais compensatórios como forma de sobrevivência a um insulto. O tratamento com a microfisioterapia visa restaurar a função e a funcionalidade do indivíduo na sua integralidade. Existe uma conexão intrínseca entre o corpo e a mente, assim como nos pensamentos, sentimentos com sintomas no corpo e atitudes comportamentais. O medo de ouvir sobre um determinado assunto “estressante” pode desencadear numa pessoa uma vertigem, sudorese e taquicardia, enquanto em outra hiperatividade, falta de foco e concentração. Ao estimular o sistema nervoso parassimpático com toques sutis e específicos no corpo, o profissional que trabalha com a microfisioterapia promove a interrupção dessa conexão de alguns pensamentos/ sentimentos com sintomas físicos e comportamentais associados. Um indivíduo mentalmente saudável compreende que não existe perfeição, que a vida tem seus altos e baixos e que cada pessoa tem um limite específico. A importância da microfisioterapia na prevenção e no tratamento dos distúrbios da mente tem como foco a restauração da funcionalidade do indivíduo através da percepção que cada ser humano tem sobre um mecanismo agressor e como repercute no corpo e nos seus comportamentos”.

As quatro unidades do Compaz oferecem programação

Do dia 29 de janeiro até 02 de fevereiro, os Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Miguel Arraes (Madalena) e Dom Hélder Câmara (Joana Bezerra), equipamentos vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, vão oferecer uma colônia de férias para crianças a partir dos quatro anos. Serão oferecidas, gratuitamente, atividades esportivas e culturais, recreação, exibição de filmes, entre outras. Para participar, basta estar cadastrado em um dos Compaz. As inscrições já começaram no Compaz Miguel Arraes – lá, basta ir até a recepção, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. No Ariano Suassuna, as inscrições também devem ser feitas na recepção, a partir do próximo dia 24 de janeiro. Já no Miguel Arraes e no Eduardo Campos, as atividades serão preenchidas por demanda espontânea, e por ordem de chegada. É só escolher a atividade e chegar um pouco antes do horário de início para garantir a vaga. @compazrecife


João Adibe, CEO da Cimed, e Dayane Titon Cardoso, diretora comercial e de Marketing da Baly Brasil

A farmacêutica Cimed e a Baly Brasil, líder nacional na produção de energéticos, se uniram para lançar no mercado: o Flynow. Com três sabores (tradicional, tropical e melancia), o Flynow contém em sua fórmula o Power Inositol, uma vitamina do complexo B presente em muitos suplementos nutricionais. Chega às prateleiras de varejos e atacarejos este mês em latas de 250 ml. 


Stela Fucale comemora dois anos da Organno

A marca de alimentos saudáveis e suplementos, Organno, completa dois anos de inauguração da unidade Jaqueira. Genuinamente pernambucana, a rede tem 9 anos no mercado, desde a abertura da primeira loja, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem. A proprietária da Organno Jaqueira, Stela Fucale, explica que a loja tem mais de 3,5 mil itens no mix à escolha do cliente, sendo 180 variedades só no granel premium. “São produtos orgânicos, zero glúten, zero lactose, zero açúcar, suplementação esportiva e lanches saudáveis”, enumera Stela.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon