Foi divulgada, na terça (31), a programação do Festival Janela Internacional de Cinema. Serão exibidos, ao todo, 120 filmes de 50 países. A mostra competitiva contará com dez longas de 11 países. O evento também fará uma homenagem à diretora argentina Lucrecia Martel, com uma retrospectiva de sua obra.
O festival é realizado desde 2008 por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux. “O Janela se pauta na ideia de diversidade em muitos níveis, por formas de olhar o mundo, formas de entender o que é cinema e manusear suas ferramentas, diferentes durações, épocas e origens também nos mais diversos sentidos da palavra. Ao mesmo tempo não nos esquivamos dos diálogos que têm sido feitos em torno dos filmes dentro e fora do Brasil, e naturalmente tomamos parte neles. É um caminho espontâneo, mas é também um dever das curadorias, já que o cinema se faz e se mostra em sociedade”, destaca Kleber Mendonça Filho.
O tradicional circuito de cursos e oficinas do Janela será marcado pela presença da homenageada Lucrecia Martel e do vencedor da Palma de ouro o cineasta francês Laurent Cantet. Os convidados ministrarão as aulas nos dias 4 e 5 de novembro, respectivamente.
A sessão Clássicos do Janela trará este ano o tema “Heroínas”. Serão 11 títulos com grandes personagens femininas. Entre as produções, destaque para Aliens, o Resgate (1986), Uma Canta, a Outra Não (1977) e Garota Negra/La Noire de…(2015) longa da África subsariana.
Os ingressos para o festival terão vendas online para as sessões do Cinema São Luiz a partir de hoje através do endereço virtual: http://www.sympla.com.br/xjaneladecinema.
Programação completa: http://www.janeladecinema.com.br/2017/programacao-dia-a-dia/