O novo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, apresentou ontem o novo planejamento e o plano de ações do parque tecnológico até 2025. A formação de pessoas para trabalhar nas empresas do ecossistema é o grande desafio muito enfatizado pelo executivo.
A meta é alcançar a marca de 20 mil colaboradores em mais de 500 empresas até o horizonte de 2025, quando o Porto Digital alcançará um faturamento anual de R$ 3,5 bilhões. Hoje em torno de 9 mil pessoas trabalham nas empresas de tecnologia do Bairro do Recife. As metas dobram a quantidade de empresas, trabalhadores e de faturamento.
A nova organização do Núcleo de Gestão do Porto Digital é focada no atendimento desses três pilares. Foram estruturados três núcleos de atividades-fim: Negócios e Inovação, Gente e Território.
O foco em buscar parcerias com a iniciativa privada foi outra mensagem clara de Pierre sobre a atuação do NGPD nos próximos anos. O executivo expôs sua análise de que o momento fiscal do setor público não dá sinais positivos de continuidade das atuais parcerias e contratos com o parque tecnológico. Pierre afirmou que 78% de recursos vindos de projetos do Porto Digital acabam neste ano. “Vamos buscar soluções no setor privado”.