O curta, dirigido pelo cineasta pernambucano Matheus Rocha, é um dos projetos selecionados pelo edital da Lei Paulo Gustavo de 2023
Com a crescente elitização do carnaval pernambucano, marcada por eventos privados com artistas que não fazem parte da tradição carnavalesca do estado e pelo aumento dos trios elétricos que muitas vezes ignoram as raízes culturais do carnaval, torna-se essencial valorizar os blocos de rua, símbolos de resistência. Em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, o Bloco Foiará é um exemplo notável, reunindo a comunidade do bairro Vila da Fábrica em torno da autêntica tradição carnavalesca. A história do bloco é apresentada no documentário "Eu quero é botar meu Bloco na rua", dirigido pelo cineasta pernambucano Matheus Rocha. Este projeto foi financiado pelo edital da Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal repassados para a Prefeitura de Camaragibe. O lançamento do curta está previsto para julho e agosto, durante um festival organizado pela Fundação de Cultura de Camaragibe, no Teatro Bianour Mendonça Monteiro.
O Bloco Foiará, fundado em 1957, tem 67 anos de história. Surgiu no bairro Vila da Fábrica, a primeira vila operária da América Latina, quando os trabalhadores, após terem seu pedido de folga de carnaval negado pelos patrões, organizaram um protesto e criaram o bloco. A criação do bloco representa a resistência da classe trabalhadora e evidencia a disputa de classes na sociedade. “Eu achei interessante porque é uma iniciativa da classe trabalhadora, é um bloco simples, de rua, raíz, que abrange e une todas as pessoas daquela região. A gente vê que o carnaval está passando por um processo de elitização, mas o bloco de rua continua sendo resistência, perpetuando a tradição de um carnaval mais democrático”, explica o diretor.
Além de estar profundamente ligado à luta dos trabalhadores, o Bloco Foiará simboliza a união comunitária através do carnaval de rua. Desde a década de 1950, o bloco mantém um ritual tradicional: os foliões se reúnem na "boca da mata" de Camaragibe, uma área onde a vegetação da Mata Atlântica é preservada. Nesse local, eles aguardam a saída do Foiará, personagem principal do bloco, coberto de folhagens e reverenciado como o "herói" da mata camaragibense. Ele defende a flora local e escapa do caçador, outro personagem integrante do bloco.
“A gente esperava a saída do Foiará na boca da mata. Quando a gente ouvia os fogos dentro da mata, era porque estava anunciando que o Foiará foi encontrado pelo caçador e estava saindo. A gente ficava aguardando com galhos de mato e com apitos, para fazer a folia”, é o que relata Enilde Barros, uma das foliãs mais antigas do bloco. “Quanto mais barulho, mais emocionante e bonito ficava”, complementa. O objetivo era unir os foliões, que, a cada ano, aumentavam em números. Na “boca da mata”, os moradores faziam uma mesa com frutas, feijoada e chá. “Eu ajudava na preparação da mesa e todo mundo podia se servir, era um momento de união”, afirma Enilde.
Após a saída do Foiará e do caçador da mata, os foliões seguiam em cortejo pelas ruas da Vila da Fábrica ao som de uma orquestra de frevo tradicional. São seis décadas de histórias e encontros em torno de um carnaval feito por gente humilde, que, inclusive, não possuía muitos registros na internet. “O Foiará não tinha nenhum documento escrito na internet, somente uns vídeos antigos de desfiles passados, mas não tinha registros da história do bloco que, inclusive, é bastante interessante e tem relação com a luta dos trabalhadores daquela fábrica, com a simplicidade e resistência do carnaval de rua e com o verdadeiro carnaval tradicional pernambucano. Além de valorizar as raízes camaragibenses”, finaliza o diretor Matheus Rocha.