Domingo é Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Domingo é Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Revista algomais

A cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por conta de acidente ou doenças ligadas às atividades profissionais. A estatística da Organização Internacional do Trabalho (OIT) acende o sinal de alerta para a necessidade de haver prevenção nas organizações. Domingo (28) é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A data soma esforços com o movimento Abril Verde para a mudança de comportamento. 

Entre os casos mais comuns estão quedas, cortes, fraturas, distensões e torções. “Garantir medidas de segurança coletivas e individuais e conscientizar profissionais e empregadores para que essas medidas sejam aplicadas são as melhores formas de prevenção”, explica a médica e facilitadora do Centro de Simulação (CSim) da FPS, Danielle Teti. Ela destaca a importância da manutenção regular do local e o uso adequado de equipamentos de proteção individual. 

“É necessário que as empresas atuem de forma preventiva, promovam um ambiente seguro ao trabalhador, identifiquem os riscos de sua atividade e busquem soluções capazes de reduzir as chances de uma ocorrência”, alertou a advogada especialista em direito do trabalho do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia, Amanda Ferraz. Ela orienta que, em todos os casos, a empresa deverá comunicar o ocorrido ao INSS, por meio da Guia de CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), havendo ou não afastamento do trabalho, no primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência. Segundo a advogada, se equiparam a acidente de trabalho não apenas as ocorrências com o empregado na sua atividade, mas também as doenças profissionais ou ocupacionais, causadas pelo tipo ou condição do ambiente de trabalho do colaborador.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon