O Recife recebe, neste sábado (23) e domingo (24), o FAM Festival, que vai reunir gastronomia, arte e música no Parque Santana, na zona norte da cidade. O evento gratuito já teve cinco edições em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma em Salvador. Os ingressos devem ser retirados no site www.famfestival.com.br. A programação de shows inicia, em ambos os dias, às 12h, alternando DJS com bandas, e encerrando às 22h.
A programação do festival contempla desde o frevo dançante de Maestro Spok ao chamego cadenciado de Forró na Caixa, passando pela performance enérgica da artista Flaira Ferro. A curadoria é de Luiza Morandini, da Jazz Tempo.
PROGRAMAÇÃO
No sábado quem sobe ao palco é DJ Sarah Falcão, Laís de Assis Trio, Karol Maciel, Forró na Caixa e Maestro Spok. Já no domingo será a vez de DJ Numa, Ivison Trio convidando Laíz de Oyá, Coco Raízes de Arcoverde, Flaira Ferro e Academia da Berlinda. Prezando pela acessibilidade em sua programação, o evento conta com intérpretes de Libras durante os shows.
GASTRONOMIA
Dentre os chefs e restaurantes já confirmados no evento estão: Cesar Santos (Oficina do Sabor - pratos regionais), Biba Fernandes (Chiwake - comida peruana), Chef Salvadori (gastronomia italiana e mediterrânea), Bruno BBQ (carnes), Marcela Soares (Doces) , Beethoven Picui (Comida Regional PE). A curadoria é do pernambucano Marcos André, do perfil @essediafoifood.
SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO
A responsabilidade ambiental é uma das prioridades do festival e esse compromisso está presente na Instalação “2050”, do Coletivo Maravilixo, desenvolvida exclusivamente para o FAM Recife. A intervenção é um convite à reflexão em torno do tema do descarte incorreto do plástico nos oceanos e o quanto essa realidade é alarmante e precisa de uma tomada de consciência coletiva.
Além disso, foi firmada uma parceria com o Coocencipe, cooperativa de reciclagem pernambucana que trabalha com coleta, triagem e separação, para garantir que todos os resíduos recicláveis gerados no evento sejam descartados da forma mais adequada.
A estrutura também vai contar com purificadores de água no lounge da Electrolux, disponíveis para todo o público com o objetivo de reduzir o consumo de garrafas plásticas no evento. Para isso, a organização do FAM irá disponibilizar copos reutilizáveis que serão trocados por uma doação para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz.
O FAM Festival, segundo a organização do evento, é inspirado nos festivais de verão da Europa cujo propósito é permitir com que as pessoas curtam os espaços verdes da cidade entre amigos e em família. No Recife, o FAM tem incentivo da Electrolux, do Ministério da Cultura e apoio da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.