Famílias seguem endividadas, mas intenção de compra de presente para o Dia dos Pais está alta - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Famílias seguem endividadas, mas intenção de compra de presente para o Dia dos Pais está alta

Revista algomais

A Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), visando traçar um perfil do endividamento, acompanhando o nível de comprometimento dos consumidores com dívidas e sua percepção em relação à sua capacidade de pagamento.

Segundo recorte local feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), com oscilação de apenas 0,1 pontos percentuais, a proporção de famílias que se declaram endividadas manteve-se estável na passagem de junho para julho, ficando em 78,7%. Na comparação com julho de 2021, houve redução de 1,9 pontos percentuais.

Agenda TGI

O percentual de famílias que se encontram com dívidas em atraso, por sua vez, registrou recuo de 1,3 pontos percentuais, ficando em 27,1% em julho e configurando o quarto mês consecutivo de queda.

Seguindo a mesma tendência, o percentual de famílias sem condições de pagar as contas atrasadas também caiu pelo quarto mês em julho, situando-se agora em 13,7%.

Pernambuco: Percentual de famílias, segundo as situações de endividamento (valores em % do total de famílias) – julho/2021 a julho/2022

Fonte: CNC.

Configurando o quadro de endividamento em julho, observa-se queda no percentual de famílias que se declaram “muito endividadas” (de 17,9% para 16,9%) e no percentual de famílias que se declaram “pouco endividadas” (de 26,9% para 25,9%), compensados pelo aumento na proporção das que se dizem “mais ou menos endividadas” (de 33,8% para 35,9%). Já o percentual que declara não possuir dívidas comprometendo o orçamento mensal ficou estável, oscilando apenas 0,1 ponto percentual.

Pernambuco: Proporção de famílias segundo a dimensão do endividamento (% em relação ao total de famílias) - junho/2021, junho/2022 e julho/2022

Fonte: CNC.

Entre as famílias endividadas, o tempo médio de comprometimento com as dívidas caiu levemente de 7,8 meses em junho para 7,5 meses em julho. Por sua vez, a parcela média da renda comprometida com as dívidas estabilizou em 30% no último mês. Entre as famílias com pagamentos em atrasados, o tempo médio de dias em atraso também registrou ligeiro recuo, de 57,9 dias para 56,6 dias.

Quanto aos tipos de dívida que comprometem o orçamento, a pesquisa registrou uma quebra na tendência observada ao longo do primeiro semestre, quando o percentual de citações sobre o cartão de crédito recuou de 94,9% em janeiro para 91,4% em junho. Em julho, verifica-se um aumento no percentual de famílias que citam o cartão de crédito 94%. Nesse sentido, a PEIC de julho corrobora os resultados da pesquisa de Intenção de Consumo, realizada pela CNC, na qual as famílias apontaram a propensão ao uso do crédito (‘compra a prazo’), visando sustentar a capacidade de consumo no segundo semestre.

Pernambuco: Proporção de famílias envidadas segundo o tipo de dívidas (% em relação ao total de famílias endividadas) – junho/2022 e julho/2022

Fonte: CNC.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon