Documento destaca oportunidades e desafios para o crescimento sustentável do município. Foto: Makermídia
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco apresentou, na última quarta-feira (12), durante o primeiro Fórum de Debates do ano em Jaboatão dos Guararapes, o estudo “Perspectivas e Oportunidades Econômicas para Jaboatão dos Guararapes”. Produzido pela Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), o documento analisa aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura, além de sugerir estratégias para fortalecer os setores produtivos da cidade. O evento, realizado no Sesc Piedade, reuniu 120 participantes e contou com o apoio do Sebrae PE, Sesc PE, Sindicom Jaboatão e Prefeitura Municipal de Jaboatão.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destacou que o estudo traça um panorama da evolução econômica do município, apontando desafios e oportunidades. “Com esse material, empresas e gestores públicos têm acesso a diretrizes estratégicas para impulsionar o desenvolvimento local”, afirmou. Durante a apresentação, os economistas Tania Bacelar e Valdeci Monteiro explicaram que Jaboatão representa 13% da economia da Região Metropolitana do Recife e 7% do PIB de Pernambuco, com destaque para os setores de comércio, logística e serviços.
Ao final do evento, o presidente da Fecomércio entregou o documento ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, Roberto Abreu e Lima, representante do prefeito Mano Medeiros. “Esse estudo nos traz insights valiosos para alinhar nossas estratégias de governo e promover avanços nos indicadores socioeconômicos de Jaboatão”, ressaltou o secretário. O material traz uma nova perspectiva sobre o potencial de expansão do município e oferece uma visão estratégica para que empresários e a população possam aproveitar melhor as oportunidades econômicas de Jaboatão.
"A logística, maior potencialidade de Jaboatão dos Guararapes, favorecida por sua localização estratégica e ampla rede viária, é um dos pilares da economia do município. Além disso, as atividades do comércio e dos demais serviços contribuem para o seu crescimento. O município é um espaço econômico, onde inovação e tradição podem se encontrar, impulsionando oportunidades de negócios e melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes", destacou o relatório.