A Ilha de Fernando de Noronha se prepara para receber a sétima edição do Festival Love Noronha, que reúne turismo, cultura, ecologia, gastronomia e festas durante quatro dias em um dos maiores paraísos brasileiros. O Arquipélago de Fernando Noronha, em Pernambuco, abre as portas para turistas LGBT’s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros), do Brasil e do Exterior, além de heterossexuais e aliados.
A edição de 2019 será entre os dias 15 e 18 de agosto. O visitante que desembarca em Noronha durante o circuito encontra a Ilha totalmente transformada, com bandeiras do arco-íris espalhadas pelo lugar. Além disso, a rede hoteleira chega à totalidade de ocupação e os voos chegam e saem de Noronha lotados. “Nossa proposta é transformar Noronha em um lugar mais agradável do que já é. Como o Love, a Ilha ultrapassa a característica de paraíso e fica mais feliz, colorida, com a bandeira do amor espalhada por todas as partes do Arquipélago. Promovemos a cidadania e a igualdade”, explica a produtora cultural Maria do Céu, idealizadora do festival.
Quem participa do Love Noronha é conduzido a uma programação já no primeiro dia do festival com um Welcome Drink, um encontro na quinta-feira para socializar os turistas. Até à meia-noite, a festa ainda proporciona um pocket show acústico e o som de DJ’s.
A primeira agenda acontece em uma das praias mais cobiçadas pelos turistas que visitam Noronha: a Praia da Conceição. Nos dias seguintes as atividades incluem roteiros culturais e ecológicos através trilhas e visitas aos fortes e igrejas. Em um dos passeios, os visitantes conhecem as praias do Parque Nacional Marinho. Em outro momento, descobrem o arquipélago sob uma embarcação, na festa Love is Great Sunset, uma parceria com o consulado britânico. Os lovers também vão apreciar a natureza do lugar nas festas que acontecem durante o pôr do sol. Um deles é realizado na Praia do Meio com a participação de DJ’s.
A programação do Love Noronha ainda oferece as festas noturnas para quem curte pop ou música eletrônica. Pisar em Noronha é sinônimo de apreciar a gastronomia local. Por isso, o Love proporciona um momento para que os visitantes degustem as delícias do lugar no tradicional Festival Gastronômico na Pousada Zé Maria. Restaurantes como o Mergulhão, El Perro e o Bar do Cachorro também fazem parte do circuito gastronômico. Já o bar O Pico vai criar um drink especial inspirado no Love Noronha.
Tuca Sultanum, morador da Ilha há 15 anos, está à frente da Agência Tuca Noronha Turismo. O parceiro ajudou na construção do Love Noronha e acredita que o festival foi o responsável pela procura do público LGBT pela Ilha. “Com todo o carinho e respeito que é produzido, o evento é, na verdade, uma grande celebração da vida, um encontro entusiasmante entre ilhéus e turistas. A alegria é a marca que fica”, diz ele.
Através do Love Noronha, a Ilha se firmou como gay friendly/simpatizante. O termo é usado para referir-se a lugares, políticas, pessoas ou instituições que procuram ativamente a criação de um ambiente confortável sem discriminar as pessoas independente de sua orientação sexual-afetiva.
Programação e ingressos
Os ingressos para as festas e para o Sunset Love is Great podem ser adquiridos no site Eventbrite. A programação completa está no @lovenoronha.