--> Festival Rec-Beat recebe encontro inédito entre músicos do Reino Unido e Pernambuco - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Festival Rec-Beat recebe encontro inédito entre músicos do Reino Unido e Pernambuco

Revista algomais

A banda britânica O. participa de uma imersão artística com músicos locais e apresenta o resultado em show com direção musical do DJ Dolores. O projeto faz parte do programa Cultura Circular, do British Council e Oi Futuro

O Rec-Beat será palco de um encontro inédito entre músicos do Reino Unido e de Pernambuco. O duo britânico O. participará de uma imersão com artistas locais, e apresentará o resultado na programação do festival, que acontece de 18 a 21 de fevereiro, com acesso gratuito, no Cais da Alfândega, Bairro do Recife.

Agenda TGI

O encontro faz parte do programa Cultura Circular, uma realização do British Council com apoio do Oi Futuro, que visa fomentar experimentações artísticas e potencializar conexões entre cenas musicais ao redor do mundo. 

O show contará com direção musical do DJ Dolores (synths e sampler), e as participações de Lucas dos Prazeres (ogan e mestre), Deco do Trombone (trombone), Parrô (saxofone), Henrique Albino (saxofone), Yuri Queiroga (guitarra/baixo) e a banda O., composta por Joseph Henwood (saxofone e efeitos) e Tash Keary (bateria).

Antes da performance, os músicos se encontrarão no Recife para ensaios em estúdio, visando maior conhecimento pessoal e trocas artísticas entre eles. Todo o processo e a apresentação final serão documentados em vídeo que será lançado em março.

Originário do sul de Londres, o duo O. é uma das grandes apostas entre os nomes da novíssima cena musical britânica. Mesmo com apenas um single lançado, a dupla de sax e bateria tem impressionado com suas apresentações ao vivo em turnês pela Europa, abrindo shows do ascendente grupo inglês Black Midi. Expandido as possibilidades dos seus instrumentos, a O. oscila entre experimentações com jazz, funk e krautrock, criando peças sônicas lisérgicas e sempre autênticas. 

É por esse caminho que o perfil artístico da banda britânica possui intersecções múltiplas com os trabalhos dos músicos pernambucanos. A ideia é criar um ballet instrumental, que expandirá o vocabulário sonoro dos artistas em caminhos imprevisíveis. Tudo isso potencializado pelo intercâmbio entre tradições musicais europeias e nacionais, como o frevo e outros ritmos afro-brasileiros.

Essa miscelânea cultural está em consonância com a proposta do Festival Rec-Beat, conhecido pela sua atitude pioneira de mapear novas tendências musicais do mundo inteiro e levá-las ao coração do carnaval do Recife. Com acesso gratuito, o evento se consolidou, ao longo de seus 27 anos, como um espaço democrático, inclusivo e libertário para o público conhecer novos artistas e experimentarem sons e ritmos heterogêneos. 

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon