Com a chegada das festas de fim de ano, a mesa farta e os encontros sociais muitas vezes levam a excessos que podem colocar a saúde do coração em risco, especialmente para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares ou fatores de risco como hipertensão, diabetes, ou colesterol elevado. Este é um momento oportuno para fortalecer cuidados simples que ajudam a manter o coração saudável enquanto se aproveita as celebrações.
Estudos apontam que, na véspera de Natal, o risco de infarto aumenta em 37% em comparação aos dias normais, e na noite de Ano Novo, o risco sobe cerca de 20%. Esses picos estão relacionados ao consumo excessivo de álcool, alimentos ricos em gorduras e sódio, além do estresse emocional típico daqueles prazeres, como ansiedade e angústia.
Segundo o cirurgião cardiovascular do Real Instituto de Cirurgia Cardiovascular, (Ricca), Dr. João Paulo II, durante as festas, o consumo excessivo de alimentos ricos em sal, gordura e açúcar, além do aumento na ingestão de álcool, pode elevar a pressão arterial, causar retenção de líquidos e sobrecarregar o coração. “O estresse associado às viagens, compras e reuniões familiares também é um fator importante que pode desencadear problemas cardíacos, incluindo arritmias e, em casos mais graves, infarto“, esclarece.
Além disso, o estresse combinado com excessos alimentares e mudanças bruscas na rotina cardiovascular pode sobrecarregar o coração, especialmente em pessoas com condições prévias, como hipertensão e doenças arteriais coronarianas. Para isso, a prevenção envolve manter moderação na alimentação e não consumo de álcool, bem como procurar momentos de relaxamento e equilíbrio emocional durante as celebrações. Essa abordagem pode reduzir os riscos e manter a saúde do coração em dia.