Fique alerta aos sinais de quem pode cometer suicídio – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Fique alerta aos sinais de quem pode cometer suicídio

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem de suicídio todos os anos. Não se tem um único fator isolado, porém, alguns sinais podem ser importantes para detectar tendências suicidas em pessoas e ajudar a desenvolver precocemente estratégias de prevenção.

Fique alerta para alguns sinais apontados pelo psicólogo Leopoldo Barbosa, professor da Faculdade Pernambucana de Saúde:

• Falta de esperança
• Expressão de ideias ou de intenções de fazer mal a si mesmo
• Isolamento. Especificamente em relação aos idosos, a literatura médica tem mostrado que a percepção de isolamento e solidão são riscos importantes a saúde mental e física.
• Condição de extremo sofrimento. Atenção especial a frases como: “Eu preferiria não estar aqui!” “Eu sou um peso na vida das pessoas!” “Eu não aguento mais tanto sofrimento”.

Diante desse sentimento doloroso, a pessoa deve ser acolhida, protegida e amparada. Ela precisa ser ouvida e necessita de companhia, por vezes, não deve ser deixada sozinha em hipótese alguma e, acima de tudo, deve buscar ajuda profissional psicológica e psiquiátrica. Outros meios de suporte são o Centro de Valorização da Vida (CVV) no telefone 188, o SAMU no telefone 192, hospitais e emergências.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon