Fotógrafo pernambucano expõe mostra fotográfica em Beirute – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Fotógrafo pernambucano expõe mostra fotográfica em Beirute

A exposição intitulada “Suíte Master Quarto de Empregada” será apresentada na embaixada brasileira, marcando a primeira participação internacional do jornalista, fotógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Afonso Silva Júnior. A mostra, que durará de 28 de junho a 28 de julho, em Beirute, capital do Líbano, é resultado de uma extensa pesquisa visual que aborda as contradições das classes média e alta no Brasil. Ao longo de três anos, José Afonso fotografou e documentou não apenas imagens, mas também diálogos, acordos e situações diversas encontradas em residências na Região Metropolitana do Recife, abrangendo diferentes estratos sociais.

O convite para expor na embaixada foi feito por intermédio do Instituto Guimarães Rosa, ligado ao Ministério das Relações Exteriores, responsável pela elaboração de diretrizes de política externa brasileira no âmbito cultural e educacional. José Afonso destaca a conexão existente entre a realidade do trabalho doméstico no Brasil e no Líbano, onde mulheres sírias refugiadas, devido à guerra civil na Síria, encontram oportunidades em residências com relações trabalhistas precárias, semelhantes às que são observadas no Brasil.

O projeto teve origem a partir da promulgação da PEC das Domésticas em 2015, que garantiu e ampliou os direitos trabalhistas dessa categoria profissional, equiparando-os aos demais trabalhadores do mercado. O fotógrafo ressalta a ironia de que, na época, a preocupação da maioria das pessoas estava centrada no impacto financeiro da nova lei, enquanto ignoravam os processos históricos que remetiam à escravidão e que ainda persistem na sociedade.

Por aqui, quem quiser conferir o trabalho do fotógrafo pode fazê-lo acessando o site da exposição: https://suitemasterquartoempregada.com/

Deixe seu comentário

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon