Frei Caneca FM comemora aniversário com um mês inteiro de atividades – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Frei Caneca FM comemora aniversário com um mês inteiro de atividades

As comemorações começam hoje (3) na Maratona Verde, seguem com concurso, debate, seminário e oficina sobre comunicação pública e acabam em festa, com a transmissão ao vivo da programação junina do Sítio Trindade e mais uma edição do Palco Frei Caneca, arraial gratuito com atrações selecionadas com curadoria da rádio para celebrar os santos e ritmos juninos

Mês dos mais festivos no calendário do Nordeste, junho oferece agora um motivo a mais para o recifense celebrar: a Frei Caneca FM está fazendo aniversário. Em 2019, a rádio completa seu primeiro ano de funcionamento com microfones abertos, mas já tem muito mais que 12 meses de história para contar. A emissora está comemorando também três anos de conteúdo, desde que o sinal começou a ser transmitido experimentalmente, e exatos 59 anos de história, se levada em consideração a data da lei, de autoria do vereador Liberato Costa Júnior, que criou a rádio pública do Recife.

A festa da emissora, irá se estender ao longo de todo o mês, com atividades na rádio e na rua, estimulando a comunicação pública, o meio ambiente, a cultura e a educação, como forma de vivenciar o papel pedagógico que a rádio, desde o princípio, cultiva. “A Frei Caneca é um sonho que o Recife transformou em realidade. Mais que um ano de atividades, estamos comemorando 59 anos de estrada”, celebra Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife. “Em tão pouco tempo no ar, a emissora já virou tradição, dando voz ao cidadão, espaço para os artistas locais e vez aos debates mais urgentes da cidade.”

As comemorações já começaram. A Frei Caneca FM une-se à Secretaria de Meio Ambiente do Recife para difundir a Maratona Verde, campanha de distribuição e plantio de 10 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, iniciada hoje (3). Para ajudar no engajamento dos moradores da cidade, a 101.5 FM veiculará entrevistas e flashes sobre o tema, ao longo da programação.

Amanhã (4), será anunciado o Concurso “Teca Carlos” de Rádio, voltado para estimular a produção radiofônica de alunos da rede municipal de ensino. O lançamento da ação, realizada em parceria com o projeto Rádio Escola, da Secretaria de Educação do Recife, acontecerá no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), na Soledade, às 10h, como uma homenagem a Teresinha de Jesus Carlos de Araújo, professora universitária, defensora incansável da cultura popular, e que participou ativamente dos Grupos de Trabalho que contribuíram para a estruturação da Frei Caneca FM.

As atividades formativas também estão na pauta da rádio pública do Recife. No dia 7 de junho, o aniversário da Frei Caneca FM chega no Alto Santa Teresinha com o Papo reto “O corpo na dança”, que pretende discutir as possibilidades do corpo e a erotização nas diversas modalidades da dança. A conversa acontecerá das 19h às 22h, no Compaz Eduardo Campos, com participação das pesquisadoras e bailarinas Chris Galdino e Rebeca Gondim.

No dia seguinte (8 de junho), das 9h às 12h, a Oficina de linguagem para a comunicação pública acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro. A atividade, que será facilitada pelo radialista Tarcísio Camêlo, da Auçuba Comunicação e Educação, pretende facilitar o contato de formadores de opinião e produtores de conteúdo com uma linguagem mais comprometida com os direitos humanos, tema tão caro à Comunicação Pública. As inscrições são online: http://bit.ly/formacaofcfm2019.

No dia 10 de junho, a Frei Caneca FM soma forças com a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e realiza, como parte da programação do Fórum Nordeste de Emissoras Públicas, o 5º Seminário de Comunicação Pública Fazendo Rádio, que acontecerá a partir das 18h, com o tema: “Fortalecendo a rede pública de comunicação”. O debate, que será transmitido ao vivo, na 101.5 FM, terá a participação de Robson Paz, radialista, jornalista, secretário adjunto de Comunicação Social e diretor-geral da Nova 1290 Timbira AM, do Maranhão; de Naná Garcez, formada em jornalismo, Diretora Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC-PB); e Maíra Brandão, jornalista, gestora da Frei Caneca FM. Inscrições no http://bit.ly/formacaofcfm2019.

O Ciclo Junino também vai ganhar as ondas do rádio ao longo de todo o mês. Além da programação musical, que passa a ter mais inserções de forró, xote, xaxado, coco e baião, a Frei Caneca acompanha a Caminhada do Forró, no dia 13 de junho, marcando a abertura do São João do Recife, com transmissão e flashes ao vivo. A partir do dia 21 de junho, até a noite de São João, dia 24, quando se torna mais intensa a programação junina, a Frei Caneca transfere seu estúdio para o Sítio Trindade, principal ponto de arrasta-pé do Recife, e transmite ao vivo, a partir das 20h, toda a informação, música e animação do forrobodó pernambucano.

O tema São João estará também nos programas diários. O programa Salada Pop, que está no ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, passa a ter, a partir da primeira semana de junho, um momento extra para entrevistas a artistas, grupos e pesquisadores sobre o ciclo junino e suas manifestações culturais. Já o programa Revista Difusora, que vai ao ar das 16h às 19h, de segunda a sexta-feira, vai trazer edições especiais dos #DebatesCulturais, que acontecem nas segundas-feiras, às 18h. Serão abordados temas como as raízes históricas e misturas culturais que deram origem ao São João (3 de junho) e os 100 anos de nascimento de Jackson do Pandeiro (17 de junho).

Para encerrar esse mês inteiro de comemoração, o 29 de junho foi reservado para uma edição de aniversário do Palco Frei Caneca FM, na Praça do Arsenal.

 

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon