Fundaj promove seminário sobre “Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?” – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Fundaj promove seminário sobre “Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?”

A Fundação Joaquim Nabuco celebra os 90 anos de lançamento de “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre, com o evento “I Seminário do Pensamento Social Brasileiro – Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?”. Organizado pela Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, o encontro ocorrerá em 29 de novembro, das 9h às 17h, na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte. O evento incluirá palestras, conferências, exposição de várias edições da obra e lançamentos de livros dos conferencistas.

“Casa-Grande & Senzala” foi considerada por Antonio Candido como uma das três obras essenciais para compreender a formação do Brasil. Quase nove décadas após o lançamento, a publicação é agora reconhecida como a quinta obra mais importante escrita no e sobre o Brasil. Mantendo seu status nos cânones do pensamento social brasileiro, a obra continua sendo uma das mais traduzidas no exterior e reeditadas no Brasil. O seminário marca o início de uma série de encontros sobre o pensamento social brasileiro nos próximos anos.

Cada edição do seminário abordará a obra de um pensador, com novos e experientes pesquisadores explorando suas contribuições. A pesquisadora da Fundaj, Cibele Barbosa, destaca que o tema do primeiro seminário está relacionado às comemorações dos 90 anos de “Casa-Grande & Senzala”. Ela enfatiza a importância de entender a obra de Freyre, que gerou impacto significativo no pensamento social, destacando-se nas áreas de História, Sociologia e Antropologia.

A programação do seminário inclui uma conferência de abertura com Jessé Souza, seguida por mesas-redondas pela manhã e à tarde. A historiadora Cibele Barbosa, vencedora do Prêmio Gilberto Freyre 2020-2021, ressalta a necessidade de ler Freyre não apenas para concordar ou discordar, mas para construir um pensamento crítico sobre o papel da obra no Brasil.

“Não tenho dúvidas em afirmar a importância de ‘Casa Grande & Senzala’ como uma obra seminal para a compreensão, senão do Brasil, como pretendia Gilberto Freyre, pelo menos da sociedade rural no contexto do Nordeste brasileiro. É inegável que o livro resulta de um esforço enorme de interpretação da nossa sociedade em um momento que ainda era de construção da própria ideia de nação, ou seja, os anos 1930”, ressalta o diretor da Dimeca, Túlio Velho Barreto. “O que devemos fazer de forma analítica e crítica para ressaltar seus vários achados e apontar eventuais equívocos ou imprecisões. O Seminário terá a participação de especialistas que atualizam o debate em torno de ‘Casa Grande & Senzala’ exatamente com tal propósito. Daí o título do Seminário indagar, e não afirmar, se ainda devemos lê-la ou não”, reafirma.

Confira a programação do seminário:

Manhã

9h – Abertura e conferência
Conferencista: Jessé Souza (UFABC)
Coordenação: Túlio Velho Barreto (Fundaj)

10h30 às 12h – Mesa-redonda
A dimensão nacional da obra de Gilberto Freyre: O que houve de “novo” em Casa-Grande & Senzala?
Gleice Kelly Heitor (Inhotim): O museu antes do Museu: Inovações metodológicas em Casa-Grande & Senzala
Gustavo Mesquita (UnB): Gilberto Freyre nos tempos de Vargas: região e raça no debate nacional
Coordenação: Anco Márcio Tenório (UFPE)

Tarde

14h30 às 16h – Mesa-redonda
A dimensão internacional da obra de Gilberto Freyre: geopolíticas de além-mar
Cibele Barbosa (Fundaj): Casa-Grande & Senzala em tempos de colonialismos e pós-guerra. A internacionalização de uma ideia de Brasil.
Luiz Feldman (Ministério das Relações Exteriores): Mar afora: geografias ultramarinas no pensamento de Freyre e Nabuco
Coordenação: Josias Vicente de Paula (UFRPE)

16h – Conferência de Encerramento
Conferencista: Luiz Felipe de Alencastro (Sorbonne e FGV)
Coordenação: Cibele Barbosa (Fundaj)

17h – Lançamentos de livros e sessões de autógrafos

Serviço:
I Seminário do Pensamento Social Brasileiro – Por que (ainda) ler Casa-Grande & Senzala 90 anos depois?
29 de novembro de 2023
9h às 17h
Sala Calouste Gulbenkian
Campus Gilberto Freyre
Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon