Muitas empresas, independentemente do tamanho, estão investindo em programas de ginástica laboral para seus colaboradores. As organizações reconhecem os benefícios de ter funcionários saudáveis e engajados, e a ginástica laboral é uma forma de investir nesse aspecto. Esses programas podem variar desde sessões curtas de alongamento durante o expediente até aulas mais estruturadas de atividade física.
“A ginástica laboral é um grupo de exercícios corporais realizados em trabalhadores, geralmente com grupos de pessoas dentro das empresas. O objetivo ali é prevenir acidentes de trabalho, amenizar possíveis desconfortos por consequência de movimentos repetitivos ou posturas inadequadas, a fim de melhorar as condições de saúde”, informa o Profissional de Educação Física, Neto Oliveira.
A ginástica laboral é uma prática que melhora aspectos físicos e emocionais.
“Se tratando de benefícios emocionais, a redução do estresse está no topo. É um momento de pauta, de relaxamento, de se conectar consigo mesmo. Também já recebi relatos de pessoas que melhoraram as crises de ansiedade no ambiente de trabalho através da ginástica laboral. Sobre os benefícios físicos, temos como destaque a melhora da postura, prevenção de lesões, diminuição de riscos de acidentes de trabalho e de patologias crônicas devido aos movimentos repetitivos”, diz Neto Oliveira.
Prevenção de lesões
A prática regular de exercícios de ginástica laboral contribui para diversos benefícios que ajudam a prevenir lesões relacionadas ao trabalho.
“Ela atua no relaxamento dos músculos, na prevenção da fadiga muscular, proporciona mais equilíbrio, compensação da musculatura. Muitos trabalhadores têm expediente de até 12 horas seguidas. Sentados, em pé, seja digitando, seja manuseando uma máquina, seja dirigindo. Esses, geralmente, se queixam muito de dores no corpo e articulações. A ginástica laboral vem justamente para aliviar essas tensões, melhorar e ensinar sobre a postura ideal para aquela atividade, evitar lesões nos tendões e nervos, tudo isso por meio de movimentos simples de alongamentos que somam aproximadamente 15 minutinhos e vão beneficiar durante toda uma vida”, esclarece o professor.
Portanto, investir em programas de ginástica laboral é uma estratégia eficaz para reduzir as lesões no ambiente de trabalho e promover a saúde e o bem-estar dos funcionários. Na modalidade, são utilizadas várias técnicas de alongamento, exercícios físicos e até respiratórias, como exemplifica Neto Oliveira.
“As técnicas são de respiração, posturais e de alongamentos. Dentre os exercícios, estão a mobilidade corporal, alongamento e relaxamento da coluna, extensão de peitoral e ombros, flexão de quadril, alongamento dos flexores e extensores do punho, mobilidade dos tornozelos, alongamento da panturrilha, antebraços e costas. Esses não podem faltar”.
A ginástica laboral também aumenta a produtividade da empresa evitando o absenteísmo, melhora o estado de alerta e concentração, reduz estresse e motiva trabalho em equipe.
“É constatado que ela proporciona para esses colaboradores mais conforto e mais disposição para enfrentarem a sua jornada de trabalho. O aquecimento dos grupos musculares traz a sensação de despertar e consequentemente, essa pessoa passa a estar mais produtiva e atenta após realizar esses exercícios”, observa Neto Oliveira.
Os exercícios são realizados na própria empresa, em qualquer espaço livre, sem a necessidade de material algum na maioria dos casos. A ginástica laboral pode ser usada em qualquer tipo de empresa.
“Acredito que o primeiro passo é encontrar profissionais/empresas capacitadas e com experiência nessa área nas empresas”, finaliza Neto.
Neste Dia do Trabalho, vamos incentivar programas de ginástica laboral nas organizações.
Participou da reportagem
Neto Oliveira é Profissional de Educação Física com especialização em Ergonomia e pós-graduando em Reabilitação de Lesões. Também atua como Treinador de Corrida na Assessoria Esportiva Let's Bora. @netinhooliveirapersonal
Ativismo profissional insalubre, ócio criativo e produtividade saudável
Como ser produtivo no trabalho e na vida, de forma saudável?
Domenico De Masi nos alerta que “o futuro pertence a quem souber libertar-se da ideia tradicional do trabalho como obrigação ou dever e for capaz de apostar numa mistura de atividades, onde o trabalho se confundirá com o tempo livre, com o estudo e com o jogo, enfim, com o “ócio criativo”. Para se manter ativo ao longo da vida, permanecer trabalhando pode ser algo recomendável. Assim como, será fundamental compatibilizar o labor com momentos de repouso, lazer, autocuidado, busca de sintonia interior, estudo, diversão, contato genuíno com outras pessoas, práticas religiosas devocionais e caritativas, expressão artística, além do cultivo de sonhos e ideias criativas. Muitos acreditam que isto seja possível apenas quando se faz o que se gosta. No entanto, lembremos que sempre haverá os “ossos do ofício”, mesmo para aqueles que acertaram na sua vocação. Independente da satisfação (ou não) com o trabalho, tenhamos em mente que não é necessário acumular meses ou anos de trabalho, num ativismo profissional insalubre, trazendo consigo os efeitos perniciosos que o stress ou burnout exercem sobre a nossa saúde. Que tal “férias instantâneas”? Algumas “doses homeopáticas de ócio criativo”? Para desenvolver a “atentividade”, advinda da prática meditativa, resultando numa atitude tranquila e serena, atenta ao momento presente, ligada ao aqui e agora. Tal prática não demanda grandes mudanças na rotina, já que poucos minutos de exercícios de respiração profunda, descontração dos dedos dos pés, audição de música tranquilizadora, relaxamento corporal, são suficientes para retomar a harmonia interna. No cotidiano, muitas vezes, uma pausa para o café ou fazer algo que “quebre” os esquemas mentais rotineiros (visitar um lugar diferente, descobrir contrafluxos driblando engarrafamentos, ler uma pequena oração) bastam para renovar nossas forças físicas e mentais.
Margarida Felix é psicóloga clínica, advogada e professora universitária. Diretora do INFOP - Instituto de Formação da Personalidade e Diretora Executiva do Instituto Jung - Recife. @felix_margarida_maria - 81 9.9403-0737
Município de Caruaru inaugura Complexo Olímpico
Caruaru passa a contar com o Complexo Olímpico Municipal Rei Pelé, localizado na Escola em Tempo Integral Álvaro Lins, no bairro Maurício de Nassau. Implantado numa área de dois hectares, o Complexo Rei Pelé é composto por pista de corrida e de salto em distância com dimensões oficiais; equipamentos de salto em altura, de salto com vara, de lançamento de martelo e de dardo, além de arremesso de martelo, todos também com dimensões oficiais. Sua estrutura ainda dispõe de arquibancada para 500 pessoas, camarote de acessibilidade, vestiários, área para embarque e desembarque de atletas, estudantes e demais usuários, sistema de drenagem interno, reservatório de águas pluviais, iluminação com 13 postes e refletores de LED. “O esporte de Caruaru vivencia um marco na sua história repleta de benefícios e transformações na vida de milhares de caruaruenses. Um legado que será sentido nesta e nas próximas gerações da população”, disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
Copergás Difusora Running acontece em Caruaru
Iniciando as comemorações dos 15 anos do Shopping Difusora, o mall e a Copergás farão no dia do aniversário de Caruaru, 18 de maio, a “Copergás Difusora Running”. A prova terá percursos de caminhada e corrida para os atletas, com caminhada de 3km, e corrida de 5km, com aquecimento e ativações musicais para animar os participantes. A inscrição custa R$ 99. Para idosos e pessoas com deficiência, a inscrição terá 50% de desconto no valor total. A retirada dos kits será nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Shopping Difusora, apresentando um documento oficial com foto, mais 1kg de alimento não perecível, comprovante de pagamento e de inscrição, que podem ser impressos no site. O alimento será doado a uma instituição de caridade. A concentração será a partir das 18h, no sábado (18), aniversário de Caruaru, e o percurso será divulgado em breve. Inscrições AQUI
Centro Universitário realiza atendimento odontológico gratuito
Estão abertos os agendamentos para o atendimento social (sem custos) em saúde bucal na Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Estácio Recife. As consultas estão sendo realizadas durante todo o semestre letivo pelos estudantes do curso de Odontologia da instituição, sob supervisão dos professores e de preceptores. O público infantil poderá ser atendido no segmento de odontopediatria. Também são realizadas, na clínica, consultas para o pré-natal da mulher gestante. As consultas devem ser agendadas por meio do telefone (81) 3225-8909. A Clínica Escola de Odontologia da Estácio Recife funciona na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, n.º 1771, no bairro do Prado.