Instituto Solidare inicia construção de nova sede para ampliar impacto social - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Instituto Solidare inicia construção de nova sede para ampliar impacto social

Revista algomais

Organização resiste às enchentes e projeta atendimento a mais de 3.500 pessoas

Após anos enfrentando os desafios das enchentes, o Instituto Solidare deu um passo importante para fortalecer sua atuação social. Localizada no bairro de Coqueiral, no Recife, a organização lançou, nesta quinta-feira (6), a pedra fundamental para a construção de sua nova sede. A iniciativa foi possível graças ao apoio de instituições internacionais e visa ampliar o número de beneficiados, proporcionando um espaço mais seguro e estruturado para a realização de seus projetos.

Atualmente, o Instituto Solidare atende diretamente 2.500 pessoas, impactando cerca de 10 mil de forma indireta. Com a nova sede, que terá quatro pavimentos e previsão de conclusão em um ano, a expectativa é aumentar para 3.500 o número de beneficiados. Durante as obras, os 18 projetos sociais da instituição continuarão funcionando em um prédio provisório na mesma rua.

Agenda TGI

A construção só se tornou viável graças ao financiamento da The Edward Gostling Foundation, entidade sediada na Irlanda. Stephen O'Sullivan, representante da fundação, esteve presente no evento e destacou o compromisso da organização com a transformação social. “Buscamos projetos que geram impacto nas respectivas comunidades e quando identificamos o Instituto Solidare, através do John Doddrell, percebi que era exatamente o tipo de projeto que gostaria de apoiar, pela dedicação das pessoas, pela excelência do trabalho e, principalmente, pelo impacto”, afirmou.

Criado pela Igreja Batista em Coqueiral, o Instituto Solidare nasceu em 2005 como um braço social da congregação, inicialmente para atender crianças da comunidade. O pastor José Marcos, idealizador do projeto, relembrou a trajetória da iniciativa. “Neste afã de levar a igreja a se parecer mais com Jesus, comecei uma cadeia de pregações sobre a necessidade de mudança. Em 2005 a igreja compreendeu bem isso e esboçamos nosso primeiro projeto social para ajudar crianças da nossa comunidade”, explicou.

A atuação do instituto tem gerado mudanças significativas na vida dos participantes. Wlleiliane Alves, por exemplo, ingressou no projeto há um ano e conquistou uma vaga como aprendiz na Gerdau. “Vou começar a trabalhar e posso dizer que consegui graças ao apoio que recebi aqui. Desde que cheguei no Instituto Solidare, meu projeto de vida mudou e isto é incrível. Amadureci muito, decidi que quero fazer engenharia mecânica. Me encontrei”, contou. O impacto da iniciativa também foi reconhecido pelo deputado estadual João Paulo (PT), que elogiou o trabalho da instituição durante o evento de lançamento. “Acredito que o trabalho aqui deveria ser referência a todas as igrejas do Brasil e do mundo, que é o de proteger aqueles que mais precisam”, declarou.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon