Iza Do Amparo Lança Coleção De Ladrilhos Em Olinda - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Iza do Amparo lança coleção de ladrilhos em Olinda

Revista Algomais

A artista plástica Iza do Amparo e o designer Moa Campelo apresentam a exposição Geratriz_Iza, que será aberta neste sábado (18), às 15h, na Galeria 1 do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Com entrada gratuita, a mostra reúne uma coleção de ladrilhos hidráulicos e as obras originais de Iza que inspiraram a criação das padronagens, em uma proposta que conecta arte, design e preservação da memória arquitetônica.

Com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, o projeto traz uma experiência acessível para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual, incluindo audiodescrição e visitação tátil acompanhada por monitores. Ao longo de mais de 50 anos de trajetória, Iza criou centenas de estampas artesanais baseadas em uma “célula geratriz”, que, ao se repetir de forma modular, compõe diferentes padronagens — conceito que dá nome à exposição.

A mostra apresenta oito padronagens de ladrilhos hidráulicos, obras originais da artista, moldes de produção e mockups das peças. Segundo o designer Moa Campelo, que assina o design da coleção, a criação foi idealizada para preservar a essência das obras de Iza, com foco na organicidade, assimetria e identidade gráfica. Composta por doze cores, a coleção permite múltiplas combinações, mesclando ladrilhos estampados e lisos, fugindo do padrão convencional de pisos.

A iniciativa também valoriza o ofício tradicional dos artesãos de Olinda. Produzidos pela LadrilhOlinda, os ladrilhos reforçam a importância de preservar técnicas centenárias, ao mesmo tempo em que renovam o repertório visual do patrimônio arquitetônico local.

Serviço
Exposição: Geratriz_Iza
Abertura: sábado, 18 de outubro, das 15h às 17h
Local: Galeria 1 – Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, Olinda
Entrada: gratuita
Acessibilidade: audiodescrição e visita tátil
Redes sociais: @atelie_izadoamparo | @ladrilholinda

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon