A 30ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos - Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco começa nesta terça-feira (9), prometendo reencontros, novidades, emoções, comoções e muitos aplausos. Na primeira semana da maratona cênica - que apresentará, até o próximo dia 31 de janeiro, mais de 100 sessões de 90 montagens, entre locais, nacionais e internacionais, programações inéditas e reprises que ajudam a contar a própria história do festival e das artes cênicas no estado - subirão aos palcos do Recife 20 espetáculos em 26 sessões: 12 de teatro adulto, cinco de teatro infantil, duas de circo, quatro de música, duas de dança e um lançamento literário, além de leituras dramatizadas.
A maior parte da programação será protagonizada por artistas e grupos pernambucanos, celebrando a prata da casa. Mas também vai ter novidade desembarcando na cidade. Entre os espetáculos teatrais desta semana, seis são de fora do estado, vindos da Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraíba.
Em meio às montagens que aterrissam na cidade pela primeira vez, destaca-se a peça que abre o evento, a premiada “Retratos Imorais”, solo do baiano João Guisande, com direção de Moncho Rodriguez, que costura dois textos de Ronaldo Correia de Brito para falar sobre solidão de maneira irônica e bem humorada. Estará em cartaz dia 9, no Teatro de Santa Isabel, já confirmando, na largada, o Recife e o festival como vitrines importantes do teatro brasileiro.
Na sexta (12), o Janeiro apresenta, no Teatro de Santa Isabel, peça protagonizada por uma das homenageadas desta edição: a atriz pernambucana Fabiana Karla. A comédia musical “Nessa Mesa de Bar”, com participação do ator Leandro da Matta, trata de boemia, valendo-se de um dos seus mais tradicionais e executados hinos pernambucanos: a música Garçom, do Rei do Brega, Reginaldo Rossi.
O espetáculo volta a ser encenado no sábado (13), quando o festival apresenta o inédito “Novos Velhos Corpos", do Coletivo 50+ (Porto Alegre), instigante fusão de dança, música e teatro sobre etarismo e longevidade. Concebido e protagonizado por bailarinos e coreógrafos com mais de 50 anos de idade, ocupa o Teatro Hermilo, celebrando a resiliência e a expressividade dos artistas maduros, que desafiam as limitações impostas pela idade e pelas circunstâncias adversas para abordar o corpo e as histórias que ele conta.
“Babilônia Tropical - A Nostalgia do Açúcar” (SP) e “Cúmplices - Transgressões de um Ricardo III” (Salvador/Recife) completam a lista de espetáculos teatrais nacionais oferecidos entre os próximos dias 9 e 14.
Quatro montagens pernambucanas serão apresentadas para o público adulto: “O Peru do Cão Coxo” (Centro de Criação Galpão das Artes), de Limoeiro, e os recifenses “Tudo sobre o Amor” (Clímax Coletivo de Teatro), “A Última Volta do Ponteiro” (Cobogó das Artes) e “Aldeias - Experimentos do Corpo Ancestral” (Paó Produção e Comunicação).
MÚSICA, CIRCO, DANÇA - Entre os destaques musicais da semana que abre alas para a intensa programação do Janeiro, Lia de Itamaracá é o maior deles. Patrimônio pernambucano e homenageada desta balzaquiana edição do festival, a cirandeira fará de seu show um mergulho nas tradições litorâneas da cultura popular nordestina, sem deixar de soprar a brisa dos novos tempos e beats do Nordeste. Ainda na programação musical da primeira semana, o Janeiro amplificará as vozes de Márcia Pequeno cantando as vozes femininas do Brasil, Mário Alves homenageando Ney Matogrosso, e Cássio Sette no show “Lucidez”.
Os espetáculos circenses "Mary En Virtual Mood" e “Afrologia”, além de “Berlim”, solo do bailarino Dielson Pessoa, estão na programação, garantindo diversidade aos seis primeiros dias da maratona cênica.
As plateias do futuro também terão cadeira cativa nesta semana de estreia. No domingo (14), três peças infantis convidarão as crianças a prestigiar o teatro feito em Pernambuco: “As Aventuras de Simba” (L. A. Espaço Artístico e Cultural), “O Pequeno Príncipe” (Cênicas Cia de Repertório) e “Os Títeres de Porrete: Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha” (Grupo Tiritando). Da Paraíba, vem “Histórias de Lua e Sol” (Cia do Prato).
No Teatro Arraial Ariano Suassuna, estão agendadas duas leituras dramatizadas esta semana. “Véu”, conto do livro “O Amor das Sombras”, de Ronaldo Correia de Brito; e “Passe em Casa”, de João Luiz Vieira, com direção de Suzana Costa.
A programação está toda disponível no site festivaljge.com.br. Os ingressos, à venda na plataforma Sympla, têm valores que variam de R$ 15 a R$ 80. Este ano, são homenageados a cirandeira Lia de Itamaracá (categoria Música), a atriz Fabiana Karla (Teatro), Benjamin da Silva, o Palhaço Casquinha (Circo), e a passista Zenaide Bezerra (Dança).
O 30º Janeiro de Grandes Espetáculos é uma realização da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e patrocínio do Governo de Pernambuco, via Funcultura, da Copergás e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
SERVIÇO
30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 a 31 de janeiro de 2024
Programação e informações no site www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge