Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Juliana Barreto palestra sobre Othon Bezerra de Mello

A palestra intitulada “Reminiscência de um legado: 70 anos da morte de Othon Bezerra de Mello” será proferida pela arquiteta e urbanista Juliana Cunha Barreto, na sede do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHG-PE), situado na Rua do Riachuelo, bairro da Boa Vista, amanhã (08), às 10h da manhã, com entrada gratuita.

O evento objetiva rememorar a vida e os feitos do grande industrial pernambucano Othon Lynch Bezerra de Mello, principalmente resgatados a partir do seu perfil empreendedor, como resultados parciais extraídos da longa pesquisa histórico-biográfica em desenvolvimento, que deve resultar em uma futura publicação. Seu septuagésimo aniversário de morte também coincide com o centenário de sua atuação como sócio Bemfeitor do IAHG-PE, respeitosa instituição por ele frequentada e promovida, visto sua natural inclinação à valorização da arte, da história e da cultura local.

Nascido em Limoeiro, uma vila distante do Recife, em que seu pai fôra um conhecido comerciante de algodão, Othon Lynch Bezerra de Mello ficou órfão aos 14 anos de idade, diante de uma trajetória incerta e de contextos geográficos, políticos e culturais dos mais adversos. Com tino para os negócios, conseguiu vencer na vida, transformando seu horizonte profissional de caixeiro viajante para um dos empreendedores mais respeitados no Brasil, na década de 1940. Falecendo em 1949, já reunia um valioso legado, acumulado em imóveis, investimentos, e ações, mas sobretudo nos laços familiares e em demonstrações de apreço público por todos que com ele conviveram, em seus 69 anos de vida.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon